Saiba mais sobre esta promoção

Os destinos da América do sul se tratando de valores são os mais acessíveis principalmente para saídas nas capitais dos estados do sul e sudeste, sem contar que o real é forte em relação as moedas dos outros países e também a documentação exigida para a entrada nas cidades do hemisfério Sul é muito menos do que por exemplo para quem deseja viajar para os Estados Unidos.

E você que está preocupado em saber se é preciso de visto ou passaporte para poder viajar para destinos como cidades do Uruguai, Argentina, Paraguai e outros, hoje estaremos explicando um pouco mais sobre a documentação exigida.

paises mercosul passaporte rg

Países do Mercosul:

A partir de 1991 os governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, assinaram um tratado de integração entre os países, para facilitar a circulação de serviços, opções de tarifas, bens e benefícios que melhoram as condições de comercio entre esses países. O Mercosul deu tão certo que com o passar dos anos, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela também passaram a fazer parte deste tratado, facilitando a circulação dos turistas entre os países, ou seja, exigindo pouca documentação.

Preciso de visto ou passaporte para viajar na América do Sul?

Se tratando de visto e passaporte, você que está pretendendo viajar para um dos países do Mercosul pode ficar tranquilo. Nenhum brasileiro precisa de tais documentos para entrar neles. O único documento exigido para a entrada nas cidades é o RG, mas ele deve estar em perfeito estado. A CNH não substitui o RG, os países exigem que seja o Registro Geral.

Lembre-se de que se o seu RG for muito velho, ou a foto seja de quando você era criança, o documento esteja rasurado, cortado, extraviado, é bom você providenciar um RG novo antes de comprar as passagens aéreas para não ter dores de cabeça.

Caso seu RG esteja irregular, as companhias aéreas não irão deixar você nem embarcar, porque chegando no país, a companhia teria que lhe trazer de volta.

A CNH só serve para você alugar um veículo no país para o qual você viajar!

Vacinação:

As vacinas para viagens a países do Mercosul não são exigidas, mas você deverá tomar por questões de segurança própria, entre as doenças que você pode pegar lá fora, a principal é a de febre amarela. Você poderá se vacinar com até 10 dias antes da sua viagem, levando o seu cartão de vacinação para um dos postos da Anvisa. Lá você irá obter o seu CIV, Certificado Internacional de Vacinação. Tudo muito rápido e fácil.

Mas a emissão deste certificado deverá ser feita somente se você nunca viajou para os países, pois depois da primeira vacina, o certificado tem uma validade de 10 anos.

Moradores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins são altamente aconselhados a tomarem vacina contra febre amarela e obter o Certificado de Vacinação.

E alguns países as vezes exigem o Certificado, principalmente para os moradores desses estados. Você deverá tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência, para que faça efeito no seu corpo, tomando com menos dias antes da viagem, a vacina poderá ser considerada inválida.

Entrando nos países da América do Sul

Quando você entrar no país do Mercosul com o RG, você irá ganhar um comprovante da data de entrada do país, que poderá ser exigido na saída, portanto guarde-o. Já a entrada com o passaporte, eles irão carimbar.

Portanto se você está pensando em viajar para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lima, Assunção, Bariloche, Córdoba, Rosário, Santa Fé, La Paz, Sucre, Santa Cruz de la Sierra, Viña del Mar, Bogotá, Cali, Medellín, Cartagena, Quito, Guayaquil, Caracas entre outras, já sabe qual a documentação necessária.

Confira também:

Nova regra de passaporte para entrada na Europa

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.