Os menos desavisados podem sofrer um pouco na hora de realizar o embarque para cidades da Europa, segundo as regras do novo passaporte para esta viagem. A nova norma passou a valer em julho de 2013, e até os dias de hoje está pegando os brasileiros de surpresa na hora do embarque para a Europa.
As regras tem como base o tratado de Schengen que define as regras de circulação de turistas do mundo todo a 26 países que fazem parte da Europa. A regra que tem pego de surpresa os passageiros brasileiros e a nova exigência de passaporte com validade mínima de 3 meses após a data de retorno ao Brasil.
Por exemplo: Se você tem uma viagem de duração de 22 dias para a Europa, o seu passaporte deverá ter validade de pelo menos 3 meses e 22 dias. E assim sucessivamente, sempre o seu passaporte deverá ter validade de 3 meses a mais do que o período de estadia nas cidades europeias.
Vários brasileiros segundo a Polícia Federal já foram impedidos de realizar o embarque nos aeroportos internacionais, por conta desta nova regra.
Para evitar dores de cabeça, faça a solicitação de um novo passaporte antes mesmo do vencimento do seu atual.