Aquela sua tão sonhada viagem para o Canadá pode estar mais próxima do que imagina. O governo canadense anunciou que a partir do mês de maio do próximo ano de 2017, estará facilitando a entrada de brasileiros no país, através do visto eletrônico, que poderá ser adquirido facilmente através no portal do governo.
O documento para facilitar o visto de brasileiros no país é o Eletronic Travel Authorization, o eTA. Esta medida estará em vigor a partir do dia primeiro de maio. Mas mesmo com a facilidade, ainda os brasileiros que pretendem visitar o Canadá, deverão atender a alguns requisitos mínimos e o pagamento de uma taxa “simbólica”. O formulário irá solicitar as informações principais do turista, exigir que o viajante tenha tirado um visto para os Estados Unidos, ou para o Canadá nos últimos 10 anos (após 2007). Quem não se enquadrar nessas exigências, deverá solicitar o visto canadense de turismo normalmente.
Mesmo que facilitado, o perfil do visitante será analisado e poderá ser negado.
O valor “simbólico” deste visto é de sete dólares canadenses, pago através de um cartão de crédito internacional. A aprovação leva em média até 72 horas. A validade do visto eletrônico depois de aprovado é de até 5 anos ou caso seu passaporte expire antes deste tempo, será válido até a expiração.
O visto facilitado é só para quem está viajando de avião. Transportes terrestres e marítimos deverão ter visto convencional.
Lembrando que boa parte dos voos para o Canadá contam com conexões nos Estados Unidos, ou seja, será necessário ter o visto americano exigido para esta conexão, além do visto eletrônico canadense.
Confira todas as regras no site do governo canadense: www.cic.gc.ca/english/visit/eta.asp