Saiba mais sobre esta promoção

O rastreio de bagagem extraviada Azul Linhas Aéreas Brasileiras é um tema buscado pelos passageiros todos os dias, pois não há um canal específico onde podemos nós mesmos realizar o rastreio das malas perdidas, furtadas ou danificadas.

Mas não se preocupe, hoje estaremos dedicando este artigo para falar um pouco mais sobre este tema e também apresentar as principais informações que a companhia aérea Azul fornece para aqueles que tiveram as suas bagagens extraviadas.

Qual a primeira providência a tomar se a bagagem for extraviada?

É horrível quando vamos para a área de desembarque após um voo e esperamos as nossas malas na esteira e ela não aparece. Esse é o típico caso de bagagem extraviada, onde a primeira providência a tomar após identificar o caso, independente se for a companhia aérea Azul ou outra nacional é se dirigir para o balcão da mesma na sala de desembarque.

Chegando no balcão, converse com o atendente e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Esteja com a documentação em mãos e também o código localizador de sua passagem aérea.

Outra atitude a ser tomada logo após identificar o extravio é registrar uma queixa no escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dentro do próprio aeroporto.

As causas de extravio de bagagens mais frequentes

Entre as principais causas de extravio das bagagens estão falhas da companhia aérea ou da empresa terceirizada responsável por realizar a inclusão da bagagem na aeronave, a partir da esteira.

Outra causa comum é a perca por conta do sumiço da etiqueta de identificação, que pode ficar enroscada em alguma parte do processo de transporte.

Há também a possibilidade de engano, quando outro passageiro pega a sua mala, mas sem a intenção de furto, e também a possibilidade de furto, tanto na área externa, interna, como na esteira do aeroporto.

Voos na madrugada! O guia definitivo.

Mas a grande campeã em fazer a sua mala sumir são as conexões. Os voos precisam sair no horário e o processo de inserir as bagagens dentro da aeronave pode demorar mais do que deveria.

Em alguns casos o voo decola e a bagagem vai em outra aeronave ou fica para trás.

Três dicas essenciais para não ter a bagagem perdida

  • Etiquetas antigas;
  • Check in e conexões em cima da hora;
  • Identificação.

1. Etiquetas antigas

É comum esquecermos as etiquetas de outros voos nas bagagens. Apesar de contar com datas diferentes, na “correria” do transporte, a mala pode ser direcionada para outro local.

Sempre que possível arranque as opções antigas e deixe somente a do voo em que está embarcando, inclusive em conexões.

2. Check in e conexões em cima da hora

Conexões e check in em cima da hora também são grandes causadoras de bagagem extraviada.

Como citamos pouco a cima neste artigo, os voos quase sempre saem no horário e se ter que deixar sua bagagem para trás significa voar no horário, com certeza ela será “esquecida”, portanto faça o check in e despache a sua mala com uma boa antecedência.

No caso das conexões é a mesma coisa, o curto espaço de tempo entre elas, pode fazer a sua bagagem tomar outro rumo. Mas nem sempre é possível evitar.

3. Identificação

Inserir dados dos quais facilitem a identificação das malas, tanto dentro quanto fora, pode além de ajudar a companhia aérea a identificar a sua bagagem, também fazer com que o cidadão devolva a mesma, caso pegue por engano.

Informações interessantes são o nome, email e um número de contato.

Bagagens Azul em voos nacionais (Malas despachadas)

As bagagens na companhia aérea Azul são classificadas nas passagens aéreas em duas categorias, a “Azul” e a “Mais Azul”.

Na categoria Azul, as passagens aéreas são um pouco mais baratas, porém não contam com o serviço de bagagem despachada, a não ser a bagagem de mão (até 10kg).

O serviço pode ser contratado a parte. Já a categoria Mais Azul é um pouco mais cara, mas inclui uma bagagem despachada de até 23kg e metragem máxima de 80 cm (C) x 50cm (A) x 28cm (L).

A contratação do serviço de bagagem despachada está a partir de R$ 60 no call center ou nos canais digitais (app, site, etc) ou a partir de R$ 80 no guichê da companhia aérea Azul no aeroporto.

Malas que ultrapassarem a cota de 23kg ou maior que as medidas 80x50x28, serão taxadas em R$ 150 por peça.

  • A bagagem de mão deverá ter no máximo 10kg e com dimensões de 35cm (C) x 25cm (L) x 55 (A).

O que diz a Azul sobre o extravio de bagagens?

A companhia aérea Azul relata em seu canal oficial que em caso de extravio de bagagem, uma assistência 24 horas irá auxiliar o cliente no intermédio com a empresa de transportes para monitorar o processo de busca.

É preciso entrar em contato com a Central de Assistência, com a notificação feita na companhia aérea que citamos no início deste artigo, o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), também conhecido como PIR (Property Ittegularity Report).

Rastreio de bagagens extraviadas Gol

Então o cliente deverá informar à companhia aérea o local de domicílio definitivo ou transitório, para em caso da bagagem ser localizada, a mesma possa ser entregue.

O serviço será prestado no período de no máximo 30 dias a partir do Registro de Irregularidade. Esta assistência não é a responsável pela recuperação, entrega ou por informações entre a empresa aérea e o cliente.

Como fazer para rastrear sua bagagem Azul?

O rastreio de bagagens Azul é feito somente pela equipe responsável na empresa, principalmente em casos onde as malas foram extraviadas. A primeira indicação é entrar em contato com a Azul, assim que perceber o sumiço da mala no próprio aeroporto.

Assim que chegar no saguão de desembarque, entre em contato com um dos atendentes da Azul e explique a situação.

Você poderá solicitar o rastreio de sua bagagem também através de um dos seguintes telefones Azul:

  • 4003 1118 (Capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 887 1118 (demais regiões);
  • Atendimento priorizado para clientes no SAC: 0800 884 4040.

Outra forma de localizar sua bagagem extraviada pela companhia aérea é através de uma mensagem no Facebook ou Twitter Oficial. Segue o link de ambos:

Em todos os casos será necessário informar o localizador da reserva. Normalmente fica no canto superior direito da passagem.

Como rastrear a bagagem Azul através do Fale Conosco

Para solicitar informações sobre bagagens perdidas, extraviadas ou sobre itens furtados através do sistema “Fale Conosco”, primeiramente acesse:

  • www.voeazul.com.br/fale-conosco;
  • Então será preciso preencher um formulário online;
  • Selecione “Informações” na área “Assunto”;
  • Depois selecione “Bagagem” na área “Categoria”;
  • Na área “Subcategoria” selecione a opção Dano, Extravio ou Violação, conforme a sua necessidade;
  • Então preencha o seu nome e sobrenome, de preferência como está no bilhete aéreo;
  • O CPF, email e então digite a sua mensagem, de forma bem clara e com detalhes em no máximo 1600 palavras;
  • Clique em “Enviar” e aguarde o retorno da equipe Azul com a sua resposta. Pode ser que por email eles solicitem novas informações, mas aguarde o contato.
formulario bagagem extraviada azul

Como rastrear bagagens Azul WordTracer

Diferente das companhias aéreas Latam e Gol, a Azul não conta com uma página para rastrear as bagagens em parceria com a WordTracer SITA, mas você poderá tentar o rastreio através da página geral do WordTracer, desde que tenha o código de referência do processo de bagagens. Para tentar rastrear através do site, siga os seguintes passos:

  • Primeiro acesse o site worldtracer.aero/filedsp/sita.htm;
  • O site está em inglês. Mas para tirar as dúvidas, coloque as instruções no Google Tradutor;
  • Então role a página até o final e então estarão disponíveis dois campos, o “Referência do processo” (File Reference) e o “Nome”, no caso do passageiro dono das bagagens;
  • Preencha corretamente ambos os campos e então clique em “Submit”;
  • Se a sua bagagem extraviada estiver no sistema do Word Tracer, as informações sobre a mesma estarão exibidas na próxima página;
  • PS: Não insira nenhum documento pessoal.

Essa pode ser uma alternativa, mas a recomendação mesmo é de que você busque a equipe específica da Azul para dar início ao processo de recuperação, ou outra ação.

Conhece alguma outra forma ou tem alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.