Muitos querem viajar para os Estados Unidos, mas em muitos casos a burocracia para tirar o visto americano é muito grande, principalmente quando o assunto são brasileiros.
Mas esse problema para entrar nos EUA pode estar chegando ao fim, pelo menos para turistas considerados de baixo risco, ou seja, que estão realizando realmente uma viagem de lazer ou a negócios e não com a intenção de se tornar um imigrante ilegal ou com algum problema com a justiça.
Redes sociais passam a ser exigidas em visto americano!
O Brasil e Estados Unidos anunciaram uma fase de testes do programa Global Entry, onde até o momento apenas 11 países do mundo tem uma autorização mais maleável para seus cidadãos que queiram viajar para a América do Norte.
O anúncio foi feito nesta segunda feira (25/11) em um encontro durante o Fórum de CEOs Brasil/EUA que ocorreu em Washington e contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross.
O que é o programa americano Global Entry?
Este é um programa desenvolvido para permitir uma entrada mais rápida nos Estados Unidos. Ela é concedida para turistas pré aprovados e que sejam considerados de “baixo risco” pelos policiais da alfândega dos EUA.
Aprenda como tirar o visto dos Estados Unidos!
Hoje fazem parte deste programa americano os seguintes países:
- Argentina;
- Índia;
- Colômbia;
- Reino Unido;
- Alemanha;
- Panamá;
- Singapura;
- Coreia do Sul;
- Suíça;
- Taiwan;
- México.
Inicialmente o programa fará testes com executivos do Brasil. Eles terão o direito a acessar os quiosques automáticos disponíveis nos aeroportos americanos, onde deverão enfrentar menos filas e tão pouco ter algum contato com um agente de imigração.
O brasileiro terá isenção de visto?
Não. Apesar do Itamaraty ter excluído a necessidade de visto para americanos no país, o mesmo não deve acontecer para brasileiros, pois fica o temor de que haveria uma imigração em massa para os EUA.
Portanto o visto deverá ser necessário e tudo será analisado com muita cautela. Mas ao adquirir a autorização, será possível solicitar a inclusão no programa Global Entry para ter uma viagem mais fácil até os Estados Unidos.
O Brasil deseja a anos entrar para o programa, mas em governos anteriores a conversa não foi muito adiante. O país conversa com autoridades desde 2015, mas até o momento nada havia sido tão sólido como o acordo de hoje.
Como conseguir um green card dos Estados Unidos!
Foi assinado uma declaração conjunta com os parâmetros do programa, onde concordaram em realizar testes com um grupo de 20 pessoas, todos participantes do Fórum de CEOs.
Quando a entrada para brasileiros nos EUA estará facilitada?
O governo ainda não deu uma data inicial para os testes, mas eles devem acontecer ainda em 2020.
Se a conclusão do teste for satisfatória para ambos os países, a participação no Global Entry será formalizada e então qualquer cidadão brasileiro terá o direito de se inscrever no programa.