O projeto Voa Brasil é um programa do governo que pretende beneficiar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos e também estudantes que façam parte do benefício do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
As passagens aéreas baratas serão vendidas no formato de consignado, onde os valores são descontados diretamente na folha de pagamento, com intermediação de um dos bancos públicos, hoje a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Entretanto o programa ainda não conta com data de lançamento. Isso porque ainda há um impasse entre o ministro de Portos e Aeroportos e o presidente da república.
Como vai funcionar o Voa Brasil?
Com a compra através do consignado e desconto direto na folha de pagamento, o programa Voa Brasil prevê a compra de passagens aéreas por R$ 200 o trecho, sendo possível o parcelamento em até 12 vezes. Tem direito a este benefício aposentados e pensionistas, servidores públicos e beneficiários do FIES.
O responsável pelo pagamento da passagem aérea será a Caixa Econômica Federal (CEF) ou o Banco do Brasil (BB). Este mesmo banco será responsável por descontar o valor na folha de pagamento.
Entretanto os voos tem uma data determinada para acontecer. As viagens devem ocorrer nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto e novembro.
Também há um limite de 4 voos por ano.
Mais incentivo para voar
O programa é uma forma de incentivo para os brasileiros voarem. Hoje as companhias aéreas viajam com 21% dos assentos vazios. O incentivo tem o objetivo de preencher essas vagas e evitar o prejuízo para o setor. Mas também necessário mudanças na taxa de embarque, que neste caso deve ser nula ou mais barata, sendo o valor compensado através de consumo direto dentro dos aeroportos.
Mudanças no setor aéreo
A aviação regional precisa de incentivo no Brasil. Já há um estudo para adaptar 30 aeródromos com o objetivo de fomentar a aviação regional. Também é necessário a ampliação de voos em outros 30 aeroportos regionais existentes e a construção de 30 novos aeroportos nos municípios mais movimentados e estratégicos.
Leia também: Bônus de milhas para comprar voos de réveillon.