O passaporte para voos internacionais está com diversas mudanças e a Polícia Federal inicia a emissão já a partir desta terça-feira, dia 03 de outubro. Mas o novo passaporte brasileiro só começa a ser emitido pelos consulados fora do país em 2024. Por aqui, o documento passa a contar com figuras da flora e fauna brasileira, além de diversos novos itens de segurança contra a falsificação.
Há imagens que só aparecem após exposição a luz ultravioleta, diversas marcas d’água e elementos secretos como imagens formadas por dados biométricos, nova capa e outros.
Mas para quem ainda possui o documento antigo e precisa viajar, não será necessário tirar um novo, desde que ele esteja dentro do prazo de validade, que hoje é de 10 anos após a emissão. No modelo antigo há um chip de identificação, o que trouxe o nome de passaporte eletrônico.
O que tem de novo no passaporte?
Neste novo passaporte a capa volta a ter o brasão da República em destaque. Há elementos da bandeira nacional em baixo relevo. Houve a inserção de 13 marcas d’água nas páginas, algo que na última versão era apenas 1. Em todas as páginas há elementos da fauna e flora brasileira.
Cada página é enumerada e com homenagens aos biomas brasileiros. Estes elementos só aparecem quando expostos à luz ultravioleta, a famosa luz negra.
Na área de identificação, há uma imagem fantasma e uma imagem formada por dados biométricos. Todas as informações do brasileiro contam com uma proteção laminada.
Preço do novo passaporte brasileiro
Apesar de ter mudanças significativas, o valor para a emissão do novo passaporte brasileiro permanece o mesmo. A taxa atualmente está em R$ 257,25. Mas para casos de urgência e emergências, ou quando a pessoa deixa de apresentar o documento anterior vencido, o preço sobe para R$ 334,42.
Confira também: Top 11 destinos internacionais para brasileiros sem passaporte.