A partir do próximo mês de novembro, os Estados Unidos irão retirar as restrições de viagens. E segundo informações da revista americana Reuters, todas as vacinas que os brasileiros tomaram nos últimos meses fazem parte das opções aceitas.
Todas as opções aprovadas pela OMS estão na lista americana, inclusive a Coronavac. Mas os passageiros devem seguir as regras das autoridades nacionais, como é o caso da dose de reforço para idosos e outros com comorbidades.
As vacinas foram aprovadas pela agência de medicamentos FDA. Com isso, brasileiros vacinados com as seguintes vacinas:
- Pfizer;
- AstraZeneca;
- Janssen;
- Moderna;
- Sinopharm;
- Coronavac (Sinovac).
Mas brasileiros só podem viajar para os Estados Unidos à partir de novembro, desde que atendam outros critérios, como o visto.
Novas regras para viajar aos EUA a partir de novembro
Mas além da imunização completa, os Estados Unidos exigem dos brasileiros:
Passaporte dentro da validade
Os brasileiros interessados em viajar para os EUA, precisam de um passaporte válido. A emissão já está normalizada no Brasil. Ele precisa estar dentro da validade durante todo o período de permanência no país. Aprenda passo a passo como emitir o seu passaporte.
Imunização completa
É preciso estar com a imunização completa. Todas as vacinas utilizadas no Brasil estão entre as aprovadas pela FDA, mas é preciso estar com a dose única ou mais doses, além da emissão do certificado através do aplicativo Conecte SUS. Isso deve ser o suficiente para comprovar.
Teste negativo
Mas além da imunização, é preciso apresentar um teste negativo para Covid-19. O teste tem que ser realizado até 72 horas antes do embarque. Os testes aceitos nos Estados Unidos são o antígeno PCR e o RT-PCR. Mas o resultado precisa estar em inglês de preferência. É preciso estar com o documento em mãos na hora do check-in.
Visto
Como em qualquer viagem para os Estados Unidos no passado, é preciso estar com o visto americano dentro do prazo de validade. Essa parte pode ser um problema atualmente, já que os consulados e embaixadas americanas no Brasil, não voltaram a realizar entrevistas de concessão do visto.
Mas se o seu visto venceu há menos de 48 meses, é possível fazer uma renovação simplificada, sem a necessidade de entrevista (Leia mais aqui). Agora se o seu visto vencer durante a viagem ou estiver próximo, não tem problema, mas é importante observar as regras durante o período da viagem.
Comprovações de permanência
Além das regras acima, é preciso do comprovante de estadia e recursos para permanência. Informe o motivo da viagem e onde estará hospedado. Também é preciso comprovar como irá se manter nos Estados Unidos, apresente as comprovações de conta, dinheiro em espécie, cartões, reservas pagas e outras opções.
Sempre confira as regras de viagens através da Embaixada Americana.