A companhia aérea Low Cost Irlandesa, Ryanair, conhecida por oferecer algumas das passagens aéreas mais baratas do mundo, já está operando nos países do México e Colômbia e esta semana anunciou a parceria com o país da Argentina, onde passará a ter voos em Buenos Aires a partir do próximo ano de 2017.
Mas porque a companhia aérea Ryanair ainda não fechou parceria com o Brasil? Seria uma ótima opção para diminuir os preços entre as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Avianca em âmbito nacional e também em rotas da América do Sul. Segundo uma declaração de um de seus fundadores, Declan Ryan, o Brasil é um país corrupto, onde há muita corrupção, por isso a empresa aérea teve que evitar o país, mas a ideia inicial era de operar em todos os países da América do Sul.
Segundo a sua declaração ao jornal argentino La Nación, o filho de Tony Ryan disse que as negociações foram iniciadas com todos os governos da região, exceto o Brasil, onde há muita corrupção.
A companhia Low Cost Ryanair
A Low Cost (baixo custo) Ryanair foi fundada em 1985 por Tony Ryan, onde existia apenas uma rota entre Londres e Dublin, realizado em um pequeno avião. Desde então a companhia só cresceu e ficou conhecida por realizar trajetos na Europa, com tarifas que tinham seus valores em torno dos US$ 50. Mas os valores eram somente para assentos e bagagem de mão, tudo o que fossem além disto, era e é cobrado a parte.
No México a companhia aérea realiza voos a 10 anos e na Colômbia a 4 anos faz parte da malha aérea. Mas a marca Ryanair opera na Europa, nas Américas são subsidiárias pertencentes ao grupo Irelandia Aviation, como é o caso da Viva, no México e Colômbia. Já na Argentina, a subsidiária provável que irá realizar as rotas é a Andes Líneas Aéreas.
Em uma reunião com o ministro dos Transportes argentino, Guilermo Dietrich, o representante da Ryanair fez uma reclamação onde apenas uma empresa aérea argentina controla praticamente tudo (no caso a Aerolíneas Argentinas), sendo 35 dos 38 aeroportos do país, onde é cobrado os valores que lhe convém. Com a chegada da empresa ao país, será o início de uma competição de valores, o mesmo caso que ocorre na Colômbia.
As operações da Ryanair para baixar seus custos, devem ser nas cidades de Córdoba e La Plata, que ficam a apenas 50 quilômetros de Buenos Aires, oferecendo uma alternativa para que os argentinos possam voar a preços baixos.
Para quem acha que por oferecer passagens aéreas mais baratas a Ryanair utiliza aeronaves sucateadas e de baixo padrão, estão enganados, a companhia compra aeronaves novas e mantém a frota sempre atualizada, pois assim o custo de manutenção é baixo, o que pode ser revertido nos valores das passagens aéreas.
O número de funcionários da companhia aérea é bem menor, já que o foco é o check-in online, diminuindo a quantidade em guichês, que caso seja necessário realizar o check-in em um destes, a empresa cobra um valor a parte.
Esta é uma boa notícia para os hermanos, e uma notícia ruim para nós. O que você achou? Deixe seus comentários.