Toda documentação exigida para entrar na Colômbia depende de passaporte, vistos, vacinas, seguros e taxas? Conheça os detalhes neste artigo especial.
Para você que está pretendendo viajar até a Colômbia, seja até sua capital Bogotá, como também outros destinos turísticos muito famosos, incluindo Cartagena e San Andres, é preciso se atentar quanto as exigências do país para estrangeiros.
Conheça em detalhes quais opções para entrar no país colombiano.
Global Entry para Brasileiros nos Estados Unidos!
É preciso ter visto para entrar na Colômbia?
Não. Brasileiros contam com uma vantagem diplomática para entrar no país, sendo permitido que em viagens à turismo com período máximo de 90 dias, o visto não seja uma exigência.
Agora se a sua viagem for para trabalho ou estudo, é preciso conseguir uma liberação através do consulado colombiano.
Preciso de passaporte?
Não. Assim como o visto, o passaporte também é dispensável. Brasileiros podem entrar na Colômbia portando apenas a carteira de identidade.
Porém é preciso que ela tenha no máximo 10 anos desde sua emissão e em perfeito estado de conservação.
Para aqueles que tenham passaporte, ele pode ser utilizado nesta viagem.
Lembrando que apenas o RG será aceito, outro documento como a CNH não será aceito para a liberação de entrada na Colômbia.
Vacinas
Atualmente a única vacina exigida para entrada na Colômbia é a vacina contra Febre Amarela. Ela é obrigatória, sendo necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação.
Essa vacina deve ser tomada com antecedência, pois o certificado é válido apenas 10 dias após a mesma ser aplicada.
A dispensação da vacina só ocorre em caso de mulheres gestantes, pessoas com sistema imunológico baixo, idosos e outros, desde que haja um atestado médico comprovando.
Esse atestado deverá ser apresentado no momento do embarque.
Para tirar o atestado confira o passo a passo do governo federal.
Vacina contra Covid
Como vivemos um período de pandemia, a vacinação contra Covid também deverá ser uma exigência para entrar no país em um futuro bem próximo. Esteja atento também em relação à esta exigência.
É preciso ter seguro viagem?
Não. O seguro viagem é dispensável em viagens à Colômbia.
Porém em todas as viagens que for fazer, seja ela nacional ou internacional, a recomendação é que você faça um seguro viagem, pois podem acontecer imprevistos, principalmente médicos e assim estará mais tranquilo (a).
Taxas
Além das taxas aeroportuárias, que são cobradas em qualquer viagem de avião, a permanência por um período superior à 60 dias na Colômbia, também exige o pagamento de uma taxa de saída.
Sim para poder sair da Colômbia é necessário pagar um valor em qualquer posto de imigração. Essa taxa irá variar de preço, conforme o período de permanência.
Os valores sofrem alterações conforme o câmbio da moeda local, o peso colombiano.
Para conferir todos os detalhes das taxas e outras informações sobre viagens ao país, acesse o site do Consulado Colombiano no Brasil.
É sempre bom reservar alguns pesos para uma eventual cobrança desta taxa de saída.
Hospedagem
É sempre interessante ter em mãos o comprovante de hospedagem, mesmo não sendo obrigatório. Em muitos casos a imigração poderá solicitar o endereço de onde será a sua hospedagem.
O mesmo serve para as passagens de retorno. Não é algo obrigatório como em países da Europa, por exemplo, mas é sempre bom estar atento quanto a esta questão.