Saiba mais sobre esta promoção

O mês de junho de 2018 ficará marcado para as mulheres da Arábia Saudita, pois após anos de resistência, opressão e preconceito, o país irá permitir que mulheres possam dirigir automóveis e tirar a carteira de habilitação no país. A determinação do governo saudita passa a valer a partir do próximo dia 24 de junho.

Nós do Voo Passagens Aéreas somos um site com notícias e artigos voltados para voos e informações aéreas, mas não poderíamos deixar esta grande vitória das mulheres sauditas passar despercebido. Assim como temos a liberdade de ir e vir em nosso país, esta mudança na legislação árabe pode significar um grande recomeço para aquelas mulheres.

Mas a notícia é boa também para brasileiras e mulheres de outros países que realizavam viagens até o país e não podiam dirigir. Desde que estejam devidamente dentro das leis locais, a liberdade de dirigir nas terras árabes beneficia as mulheres do mundo todo.

O último país do mundo a proibir as mulheres de dirigirem

Nesta última segunda feira, dia 04 de junho, o último país do mundo a proibir mulheres no volante, deu início a expedição de carteiras de motoristas onde elas poderão passar a dirigir em território árabe a partir do próximo dia 24 de junho.

O Governo Árabe já expediu 10 carteiras de habilitação para mulheres que já possuíam permissão para dirigir no Reino Unido, Líbano, Canadá e Estados Unidos, mas que estavam proibidas no país de origem. Para poder receber os documentos de habilitação, elas foram submetidas a testes de visão e também uma prova prática, onde foram avaliadas e aprovadas.

Após o anúncio, diversas mulheres estão realizando o curso obrigatório em várias regiões da Arábia Saudita. Muitas estão fazendo o curso com a finalidade de se tornarem independentes e também poder trabalhar como motorista de aplicativos, como o UBER, obtendo também a independência financeira. A princípio o governo árabe estimula que já nas próximas semanas mais de três mil mulheres serão habilitadas no país.

arabia libera mulheres a dirigir

Uma das primeiras mulheres a receber a carteira de motorista, Rema Jawdat, disse que este ato representa que agora elas podem ter escolhas no país. Para ela, o fato histórico tende a melhorar inclusive a auto estima das mulheres árabes.

Uma importante modernização na sociedade Árabe

Apesar de muitos homens árabes conservadores ainda serem contra as novas leis que vem surgindo no país, principalmente beneficiando as mulheres, o movimento de modernização da sociedade está sendo liderada pelo filho do rei saudita Salman bin Abdulaziz al-Saud, conhecido como Mohammed bin Salman, onde graças a sua influência em setembro de 2017 foi proclamado o fim da proibição de dirigir para as mulheres.

Voos em promoção para Bangkok e Dubai

Apesar de parecer um longo período de setembro de 2017 a junho de 2018, até que a lei finalmente entrasse em vigor, houve muita discussão no governo para tornar viável a determinação.

O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman também está a frente do fim de outras restrições contra as mulheres. Nos últimos dois anos, Salman conseguiu reduzir as restrições da segregação por gênero, reabrir as salas de cinema na Arábia Saudita e permitir a presença de mulheres nos shows que ocorrem no país. Outra lei muito boa para as mulheres que foi aprovada recentemente é com relação a criminalização do assédio sexual.

É claro que este é apenas o início das mudanças no país, mas apesar ser algo que deveria ser considerado “comum” em todo o mundo, é digno de comemoração, pois novos tempos estão chegando ao oriente médio.

E você? Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe seus comentários.

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.