Saiba mais sobre esta promoção

Iniciar no mundo das milhas apesar de ser fácil, pode parecer um pouco complicado no começo. E é por este motivo que hoje vamos dar 6 dicas essenciais sobre milhas para iniciantes aqui no site. Em um primeiro momento muitos fazem a associação das milhas com o cartão de crédito. Essa narrativa não está totalmente errada, mas o tema vai muito além disso.

Participar de programas de fidelidade, pode ser uma ótima opção para quem está querendo economizar ou até mesmo investir o seu dinheiro de uma maneira que parte dele possa retornar em um futuro próximo.

Porque gastar com compras e serviços e não ter um retorno a mais? As milhas fazem essa função para quem sabe utilizar.

Dicas sobre milhas para iniciantes

Aprenda um pouco mais sobre o mundo das milhas:

1. Voar com uma única companhia aérea

A grande vantagem de definir uma única companhia aérea para suas viagens, é a oportunidade de evoluir no programa de fidelidade. Quanto mais você voar utilizando o programa, mais oportunidades como o acesso a salas VIP, marcação de assentos gratuitos, bagagem despachada, descontos em tarifas e outros serviços exclusivos, ficam disponíveis. É um ciclo, onde além dos serviços, você pode utilizar sem complicações as milhas acumuladas para trocar por passagens aéreas. Mas essa dica é mais para quem tem uma certa rotina de viagens durante o ano.

2. Faça sua inscrição nos programas de acúmulo de milhas

Com certeza a primeira ação sobre o mundo das milhas, além de ler textos como esse para aprender mais, é fazer a sua inscrição nos programas de fidelidade. Há vários no mercado hoje, estando ligados a companhias aéreas, bancos, lojas e outros. Mas em relação ao acúmulo de milhas das companhias aéreas, hoje os destaques são o Smiles, Latam Pass, Tudo Azul e internacionais como o AAdvantage e TAP Miles, por exemplo.

Também há os programas de fidelidade de compras no varejo, como o Esfera e Livelo, onde ao acumular pontos, você pode trocar futuramente por milhas.

3. Utilizando o cartão de crédito para compras

O que muitos sabem inicialmente sobre o acúmulo de milhas é que ela pode estar diretamente ligada a compras com o cartão de crédito. Sim desde que o cartão ofereça o acúmulo, é interessante concentrar os seus gastos nele, organizando melhor a sua vida financeira. Utilizar o cartão de crédito no dia a dia é muito bom, mas é preciso pagar a fatura total e controlar os gastos. Evite pagar somente o mínimo, pois os juros são altíssimos.

Se você utiliza o Nubank gold ou platinum, que não acumula pontos ou milhas, pode utilizar também, pois ao menos um histórico de crédito você está gerando todo mês e isso facilita sua vida financeira em um futuro próximo. Há outros cartões que não contam com acúmulos por compras, mas você pode através deste histórico ter benefícios em diversos bancos pelo país.

Leia também: Black Friday 123Milhas para viagens em 2023.

4. Paciência é essencial

Quando você iniciar no mundo do acúmulo de milhas, é preciso paciência. Não será possível acumular muitas milhas ou pontos do dia para a noite. Vá com calma, pois mesmo que você faça muitas compras em um mês, o resultado pode não ser o esperado. Mas em um ano é bem provável que já tenha uma boa quantidade de milhas para utilizar. Evite também cair em conversas e promessas de muitos pontos ou milhas, sempre avalie a informação completa.

5. Comprando pela internet em parceiros

Comprar online é uma tendência a muitos anos, hoje até compras do mercado podem ser feitas através do celular. E em muitos sites, é possível fazer compras através de parcerias ou o próprio site oferece um programa de fidelidade com benefícios.

Entretanto é preciso avaliar o preço dos produtos. Não adianta pagar R$ 50 mais caro em algo para acumular R$ 20 em milhas, por exemplo. Sempre realize várias pesquisas.

Outra dica importante é não agir por impulso. Muitos no intuito de acumular milhas, acabam comprando coisas desnecessárias, só com essa intenção.

Leia também: Smiles e Money da GOL linhas aéreas.

6. Prazo para resgatar

Esteja atento também aos prazos de resgate. Muitos expiram com 2 anos, mas há exceções onde o prazo é mais curto e você precisa fazer a transferência dos pontos, milhas, ou gastar antes da expiração. Outra informação importante é com relação às transferências com bônus, elas possuem um prazo menor, mas você precisa avaliar se é interessante fazer a troca.

Evite agir na emoção também. Acumulando da maneira correta e fazendo a troca no momento certo, você consegue trocar suas milhas por passagens aéreas, hospedagem e outros itens essenciais para uma próxima viagem. Muitos acabam gastando os pontos em coisas menores, inclusive produtos que o cliente não usa no dia a dia.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Leia também: Passaporte Decolar, pontos e milhas para sua viagem.

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.