Se você está pretendendo conhecer as belezas da Tailândia nos próximos dias, visitando cidades como Chiang Mai, Chiang Rai, Bangkok, Pattaya e também ilhas paradisíacas como Phuket, mas não sabe nem por onde começar a sua viagem, que tal verificar primeiramente se possui toda a documentação necessária para entrar no país?
No artigo de hoje estaremos apresentando quais são os documentos exigidos pelo governo tailandês para turistas brasileiros e também algumas informações sobre o país da Tailândia, quais as principais cidades do país e também um pouco sobre a cidade mais famosa, Banguecoque (Bangkok).
A Tailândia
A Tailândia, que é conhecida oficialmente como Reino da Tailândia, é um país dividido em setenta províncias, com áreas geográficas bem distintas, do qual a sua capital é a cidade de Bangkok. O país é um estado soberano no centro da península da Indochina, que fica no Sudeste asiático e conta com uma área total de 513.120 km², sendo o 50º maior país do mundo.
O país também conta com quase 68 milhões de habitantes, sendo o vigésimo mais populoso do mundo. O idioma oficial do país é a língua tailandesa, mas existem diversas regiões onde o mandarim, inglês e outros são muito usados. A moeda usada por lá é o Baht. Acreditamos que estas sejam algumas das informações básicas mais relevantes para os turistas.
E falando em turismo, cerca de 6% de toda a economia do país é proveniente das atrações turísticas. Entre elas podemos citar os roteiros que envolvem praias, ilhas tropicais, mergulhos, sítios arqueológicos, museus, templos budistas, palácios, natureza e dezenas de patrimônios históricos mundiais. Entre os pontos turísticos da Tailândia mais visitados estão:
- Templo do Buda Reclinado (Wat Pho) (Bangcoc)
- BTS Skytrain (Bangcoc)
- Lanta Animal Welfare (Ko Lanta)
- Soi Dog Foundation (Phuket)
- The Thai Experience (Maret)
- Parque Histórico de Sukhothai (Sukhothai)
- Phang Nga Elephant Park (Phang Nga)
- Wat Chedi Luang (Chiang Mai)
- Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaeo) (Bangcoc)
- Wildlife Friends of Thailand (Tha Yang)
- Museu de Hellfire Pass (Sai Yok)
- Koh Phi Phi Viewpoint (Ko Phi Phi Don)
- Wat Rong Khun (Chiang Rai)
- Sanctuary of Truth (Prasat Sut Ja-Tum)
- Parque Histórico de Ayutthaya (Ayutthaya)
Converse com seu agente de viagens para que ele faça um roteiro turístico baseado na quantidade de dias que você irá ficar por lá, pois algumas opções podem ser visitadas em uma outra oportunidade e algumas são obrigatórias na primeira viagem.
As principais cidades e destinos turísticos da Tailândia
Entre as principais cidades e ilhas turísticas da Tailândia estão:
- Nakhom Sawa
- Mae Hong Song
- Phayao
- Nan
- Tak
- Buri Ram
- Nakhom Phanom
- Loei
- Nong Khai
- Surin.
- A capital Banguecoque
- Ang Thong
- Ratchaburi
- Lop Buri
- Rayong
- Chon Buri
- Prachin Buri
- Trat
- Pattani (Pattaya)
- Krabi
- Phuket
- Trang
- Yala
- Satun.
- Ilha de Krabi
- Ilha de Samui
- Ilha de Phuket
A partir destes nomes, você já pode começar a traçar o seu roteiro turístico. Sempre coloque no seu roteiro ao menos duas cidades e uma das ilhas para conhecer. Do contrário sua viagem não será “completa”.
Uma das cidades mais conhecidas da Tailândia, Bangkok
Banguecoque, Bangkok ou Bancoque, como queira escrever, é a capital e principal centro financeiro do país da Tailândia. A cidade que fica localizada a margem esquerda do rio Chao Phraya, próximo ao Golfo da Tailândia, conta hoje com pouco mais de 9 milhões de habitantes.
Sem falar muito sobre as outras áreas políticas, geográficas e econômicas da cidade, pois passaríamos a tarde escrevendo e o assunto iria fugir do objetivo principal que é falar sobre a documentação necessária para ir até lá, podemos citar alguns pontos fundamentais do turismo de Bangkok como o Grand Palace, os templos budistas como Wat Pho e Wat Arun que são conhecidos internacionalmente, assim como a agitada vida noturna de Khaosan Road e Patpong.
Bangkok foi nomeada como a melhor cidade do mundo por 4 anos pela Travel + Leisure, uma revista americana. Para você ter uma noção em números, a cidade já foi por diversos anos a segunda mais visitada do mundo, com média de 11 milhões de turistas todos os anos, perdendo apenas para Londres na Inglaterra.
Qual a documentação necessária para entrar na Tailândia, exigida para brasileiros?
Os documentos necessários para que um brasileiro possa entrar na Tailândia, são o passaporte, a vacinação e o certificado de vacinação contra a febre amarela. Para brasileiros não é exigido visto para entrar no país, apenas essa preocupação de levarmos a febre amarela para lá. Sim, você achou que era porque poderíamos pegar febre lá? Não, é no Brasil que existem alguns casos da doença.
- O passaporte
Para qualquer viagem internacional, a menos que seja para países do Mercosul, o passaporte é obrigatório. Então se você está pretendendo ir para a Tailândia é preciso estar com o passaporte em dia, com validade mínima de 6 meses após a data do retorno. É importante estar atento ao vencimento, pois se ele vencer quando você estiver no país, o seu retorno será proibido. Esteja com ele em dia.
Aprenda como tirar o seu passaporte no site da Polícia Federal.
- Vacinação contra Febre Amarela
Uma outra exigência para entrar na Tailândia é tomar e comprovar que foi tomado a vacina contra febre amarela. O país tem uma regra bem rígida quanto a esta doença, pois ela foi erradicada totalmente do país. Para tomar a vacina, basta ir até um posto de saúde na região onde você mora e ter a carteira de vacinação devidamente carimbada. A vacinação contra a Febre Amarela deve ser feita no mínimo 10 dias antes da sua viagem.
Após carimbar a sua carteira de vacinação, será necessário dar início ao procedimento para conseguir o Certificado Internacional de Vacinação Contra Febre Amarela. Este certificado em inglês poderá ser obtido através do site da Anvisa através de um cadastro, onde após esta primeira etapa, será também necessário comparecer a um centro de atendimento credenciado, portando seus documentos pessoais e também o comprovante da vacinação.
Então é só guardar o certificado no seu passaporte (grampeio) e pronto.
É claro que existem alguns casos onde não é possível que o viajante possa tomar a vacina, principalmente aqueles que estejam realizando tratamentos fortes como quimioterapias, grávidas, portadores de HIV ou alérgicos a itens presentes na vacina. Nestes casos é necessário conseguir um Certificado de Isenção de Vacinação. Estes certificados podem ser obtidos através dos centros de atendimento da Anvisa, que já citamos acima, munido do laudo médico devidamente assinado e também o passaporte. Para fazer este laudo, será necessário preencher um formulário fornecido pela própria Anvisa.
Para tirar qualquer dúvida, entre em contato com a Anvisa através do telefone:
- 0800 642 9782
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30, exceto em feriados.
Agora é só esperar uma boa promoção de passagens aéreas para a Tailândia e pronto!