Um grande avanço tecnológico será implementado na ponte aérea São Paulo x Rio de Janeiro. Agora os passageiros e tripulantes que embarcarem entre os aeroportos de Congonhas (CGH) em São Paulo e Santos Dumont (SDU) no Rio de Janeiro terão o acesso através da biometria facial.
É um avanço que permite maior agilidade entre os aeroportos, evitando filas. Mas este é um teste inicial, havendo a possibilidade de outros aeroportos também aderirem ao sistema nos próximos anos. Hoje o governo brasileiro tem investido na transformação digital do país, chegando a 73% de quase 5 mil serviços.
Esta notícia é um acordo de cooperação técnica entre a Infraero e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Nos dois terminais aéreos há um esforço conjunto para que o embarque biométrico esteja funcionando perfeitamente.
Embarque Seguro 100% digital
O programa Embarque + Seguro 100% Digital é uma criação do Ministério da Infraestrutura. A nova tecnologia vai dispensar a apresentação de documentos e identificação no momento do acesso à sala de embarques e aviões. O processamento de passageiros e tripulantes fica mais ágil, seguro e totalmente eficiente.
Como citado, este é um teste em uma das ponte aéreas mais movimentadas do país. Funcionando bem por lá, o mesmo sistema deve chegar ao outros aeroportos do país.
Este programa já teve uma fase de teste. Mais de 6 mil passageiros embarcaram através de biometria facial nestes e outros terminais entre outubro de 2020 a janeiro de 2022. Já em Congonhas e Santos Dumont, mais de 200 profissionais avaliaram o programa de embarque biométrico entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
Leia também: Como rastrear bagagens extraviadas Latam.
Vantagens
Além da agilidade no embarque, o sistema biométrico vai reduzir os custos das companhias aéreas com a operação e fará com que as aeronaves fiquem menos tempo no solo. Outro benefício é em relação aos protocolos sanitários, já que não haverá mais contato com documentos físicos e um tempo menor de permanência nas salas de embarque.
Embarque mais seguro
Esta é uma proposta que faz parte do programa de transformação digital no Brasil. O programa foi idealizado pelo MInfra com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Mas neste programa também há a presença do Serpro, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Outros parceiros são as próprias operadoras dos aeroportos no Brasil, companhias aéreas e empresas que fornecem serviço de leitura biométrica e tecnologia da informação.
O Embarque + Seguro vai permitir a conferência 100% funcional e ágil da identidade do passageiro. Além disso a novidade se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo a segurança no tratamento de dados dos brasileiros. Diversos testes aconteceram e houve muito empenho de todos os envolvidos. A tecnologia estará sendo implementada com o máximo de segurança.