Viajar para o exterior é uma grande conquista, pelo menos para a grande maioria de nós. E carimbar o passaporte, além de uma exigência dos países, é algo que acaba “enfeitando” o documento.
Mas muitos locais turísticos criaram alguns carimbos comemorativos para estampá-lo e por mais que nestes países o carimbo não oficial não tenha problema ao passar pelas autoridades, outros países não pensam da mesma maneira.
Então a recomendação é que você não estampe o seu passaporte com carimbos comemorativos.
Apresentando o passaporte
O passaporte deve ser apresentado sempre que você passar pela imigração de um país. As autoridades utilizam o documento para chegar os dados pessoais e então validar a entrada no território estrangeiro.
Em países do Mercosul, o passaporte não é uma exigência, mas se este for o documento apresentado, a imigração irá carimbá-lo.
PET na Cabine, tudo sobre o serviço GOL!
Carimbos comemorativos
Como o carimbo se torna uma recordação e conquista, muitos locais turísticos acabam criando carimbos comemorativos. Assim o visitante animado, aceita a lembrança e decora ainda mais o seu passaporte.
Mas timbrar o documento com os carimbos de pontos turísticos e atrações, podem trazer um problema muito grande em sua próxima viagem.
Isso porque muitas companhias aéreas e países são mais exigentes na hora de conferir o documento. Há situações em que as autoridades podem simplesmente implicar com os carimbos não autorizados e barrar a entrada no país ou na aeronave.
A própria Polícia Federal brasileira informa que o passaporte perde a validade quando há rasuras, emendas e que os carimbos no documento deve ser feitos apenas por órgãos de fiscalização de fronteira dos países.
O próprio passaporte brasileiro conta com a informação de que o documento é uma propriedade da República Federativa do Brasil, onde qualquer tentativa de adulteração, torna-o inválido.
Portanto carimbos comemorativos invalidam o passaporte.
Outros países?
Há locais como Machu Picchu, o sítio arqueológico da civilização Inca, no Peru, em que logo na entrada do parque, é possível carimbar seu passaporte ou uma folha de recordação.
Portanto no Peru, as autoridades não são exigentes neste quesito de carimbos não oficiais.
Mas este é apenas um exemplo de quem aceita.
Existe uma solução para ter os carimbos comemorativos?
Como citamos no início do artigo, a viagem internacional para muitos é uma conquista muito grande. E se fosse possível muitos iriam carimbar até as visitas nos restaurantes do país.
Uma solução interessante é adquirir uma agenda ou utilizar um passaporte antigo, sem validade, para carimbar.
Assim você não perde as oportunidades e não corre o risco de ser barrado em sua próxima viagem.