Está pensando em viajar do Brasil para o Japão, mas gostaria que a viagem fosse mais rápida? Que tal ir daqui até lá em apenas 4 horas? E dos EUA até a China também em 4 horas? Hoje estaremos falando um pouco mais, do que pode ser o futuro das viagens de avião.
Um projeto com mais de 2 anos que foi apresentado publicamente chamado de SABRE, é um avião que poderá viajar em uma velocidade chamada de Mach 5. Mach (Ma) é um termo usado para velocidades maiores que a do som, sendo que March 1 é uma vez a velocidade do som (1200km/h) e no caso do projeto SABRE são 5 vezes a velocidade do som, mais ou menos 6 mil km por hora de velocidade. É ou não é incrível?
No mundo espacial já é comum velocidades maiores do que 6000 Km/h, afinal são vários propulsores e uma tecnologia bem diferente das utilizadas em aeronaves para transporte de passageiros. A mesma empresa responsável pelo projeto do SABRE, também está trabalhando em um projeto espacial chamado de Skylon, onde poderá atingir a velocidade de Mach 25, ou seja, cerca de 30 mil km/h!!!
Como funciona o avião SABRE?
Quem explica o funcionamento do motor de propulsão do SABRE é o engenheiro Alan Bond. Um sistema de resfriamento único, onde o ar atmosférico é aspirado, e resfriado a -150ºC, em apenas 0.1 segundos. Muitos servidores poderiam aproveitar essa tecnologia também né? Hahahaha. Mais ou menos 1200 toneladas de ar são resfriadas, então 250 toneladas são convertidas em oxigênio, e este é utilizado pelos propulsores no processo de combustão.
São dois estágios que os motores do SABRE trabalham, sendo um em modo de aspiração do ar, (primeiro estágio), e também o modo de foguete (segundo estágio).
No modo de aspiração, a turbina irá sugar o ar atmosférico e transforma-lo em fonte de oxigênio, assim será queimado com hidrogênio líquido da câmara de combustão. Já no modo foguete, a aeronave deverá estar acima do nível da atmosfera, transformando a turbina em um foguete, utilizando oxigênio líquido como comburente.
A tecnologia não é novidade, mas o fracasso de outras experiências se deve ao peso das aeronaves. Elas costumavam levar tanques de combustível, e isso pesava muito, impossibilitando o voo em velocidades de Mach. No projeto SABRE, os motores irão utilizar o oxigênio da atmosfera como combustível (oxigênio líquido). Assim o peso da aeronave será muito menor e a possibilidade de sucesso está cada vez maior.
Ainda vão anos de experiências para dominar completamente a tecnologia, mas logo teremos novidades no mundo da aviação.
Confira um vídeo de como funciona o processo de alimentação da turbina:
Quanto será que irá custar uma passagem desta?
Ahh, segundo informações, o SABRE poderá carregar até 300 passageiros.