Ano passado o aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo estava com uma restrição de voos para qualquer destino que ultrapassasse 1500 km, ou seja, os voos das companhias aéreas que realizam operações em Congonhas só poderiam voar até as regiões sul, sudeste e centro oeste. Mas esta semana a restrição chegou ao fim, graças a uma medida da ANAC, que resolveu abolir a medida adotada após a queda do avião da TAM em 2007.
Os voos de Congonhas poderão ser realizados para qualquer local do Brasil, principalmente para regiões do Nordeste, onde os valores se tornam mais baixos e desafoga parte das rotas provenientes de Guarulhos.
A companhia aérea GOL já realizou a solicitação de voos para Recife e ainda pretende, estudar uma estratégia para também realizar viagens para Natal, João Pessoa, Maceió ou Fortaleza nos próximos meses. Outras companhias aéreas também manifestaram suas intenções para realizar voos até o nordeste, como a Azul, que também pretende ter voos semanais para Natal, Maceió e Recife. Já a Avianca pretende apenas iniciar um voo para Fortaleza, para ao menos sentir como estará o mercado.
A notícia “ruim” é que o aeroporto não comporta novos voos, ou seja, todas as novas rotas que as companhias aéreas pretendem ter com saída em Congonhas, irão substituir voos já existentes.
Uma das grandes vantagens destes voos diretos de Congonhas para o Nordeste é acabar com a necessidade de realizar cotações em outras cidades, fazendo com que o viajante perca pelo menos 1h na viagem. Uma destas principais conexões é o aeroporto Juscelino Kubitschek.
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