Um truque, método ou outro adjetivo que queira dar, para pagar menos em passagens aéreas está causando uma polêmica muito grande nos Estados Unidos, onde a prática já está virando caso de justiça. Já no Brasil, apesar da pratica ainda ser bem desconhecida, ainda sim também possível realizar tal ato.
O truque para comprar passagens aéreas mais baratas que ocorre nos Estados Unidos e que também é possível no Brasil é: Você precisa comprar uma passagem aérea para um destino que seja mais barato do que o desejado, mas que faça uma conexão/escala no destino que você precisa.
Digamos que você precise ir para Florianópolis nos próximos meses. Uma passagem aérea de São Paulo para lá custa em média R$ 240 reais, já uma passagem aérea para Porto Alegre com conexão em Florianópolis sai em média por R$ 80. Precisamos citar mais alguma coisa? Você só irá precisar realizar o desembarque normalmente na cidade da conexão. Entretanto, este truque não permite que você despache suas malas, já que elas irão para o destino final, então é necessário que você viaje apenas com uma bagagem de mão.
Mas preste atenção… No Estados Unidos essa prática já é caso de justiça, onde quem abusa desta opção, pode se enquadrar no crime de fraude. Além disso o seu embarque pode ser negado ou o cliente ser obrigado a pagar a diferença dos valores das passagens aéreas.
Nos EUA este método foi divulgado por Aktarer Zaman, um jovem de 22 anos, que além de mostrar como é feito o truque, ainda criou um site de busca de voos que serve exatamente para você encontrar as viagens com conexões mais baratas. Ele foi processado por companhias aéreas americanas, e o tramite está ainda na justiça, onde na primeira instância ele já ganhou, agora cabe o recurso as empresas.
Você já precisou realizar algo semelhante? Funcionou? É bem provável que as companhias aéreas comecem a fiscalizar mais esses atos, ou até mesmo eleve os valores das passagens com conexões.