O que posso levar na bagagem em viagens de avião?
20/10/2017 Comentarios 0 364 Visualizacoes

O que posso levar na bagagem em viagens de avião?

É comum que esta dúvida seja levantada na hora de arrumar as malas, principalmente nas primeiras viagens de avião, afinal não existe uma cartilha do que pode e o que não pode ser levado nas bagagens antes do embarque, a não ser que você vá atrás de respostas, como é o caso de quem possa ter chego aqui nesta publicação.

Para tirar suas dúvidas em relação ao que pode ser levado na bagagem em uma viagem de avião, hoje estaremos dedicando este artigo, para que sempre que precisar, esteja a apenas alguns cliques de distância a sua resposta.

Os itens das bagagens fazem parte de um código de normas, onde tanto em viagens nacionais, como internacionais, os itens permitidos ou proibidos de uma bagagem, são praticamente os mesmos.

duvidas levar nao levar bagagem

O que posso levar na bagagem em viagens de avião?

Todos os itens permitidos, contam com suas regras particulares e podem variar de companhia para companhia. Entre as opções que podem ser levadas estão:

  • Roupas
  • Calçados
  • Eletrônicos
  • Eletrodomésticos
  • TVs e computadores
  • Instrumentos musicais
  • Materiais esportivos
  • Objetos de valor
  • Objetos frágeis
  • Alimentos e gelo
  • Baterias
  • Medicamentos e equipamentos médicos
  • Líquidos e aerossóis
  • Bebidas
  • Plantas
  • Bagagem declarada

Roupas e calçados: Estes itens podem ser transportados sem nenhum problema desde que respeitem o peso máximo das bagagens. É preciso tomar cuidado também caso traga roupas e outros itens de outros países, por conta da cota máxima (em valores) para a entrada no Brasil.

Eletrônicos: Itens como câmeras, celulares, notebooks, tablets e outros eletrônicos de pequeno porte, sempre devem ser levados na bagagem de mão. O peso não pode ser superior ao máximo permitido para a bagagem de mão, no caso de viagens nacionais é 10 quilos, e as dimensões não devem ultrapassar o da bagagem de mão, que são 25cm de altura, 40cm de largura e 55cm de comprimento.

Eletrodomésticos: Máquinas de lavar, geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos de grande porte não podem ser levados nas aeronaves, normalmente as companhias aéreas contam com aviões de transporte específicos para estas situações. Já eletrodomésticos menores como liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, sanduicheiras ou outros menores, podem ser despachados nas bagagens ou até mesmo irem na bagagem de mão, mas precisam estar bem embalados, de preferência em suas caixas originais e que respeitem as dimensões das bagagens.

TVs e computadores: Os televisores podem ser despachados durante o check-in, eles deve estar com suas embalagens originais ou com uma outra boa embalagem, mas com adesivos de frágil. O tamanho deve ser de até 62″, de Led, Lcd ou plasma e pesando até 45kg. Outros tamanhos poderão ser despachados pelas aeronaves dedicadas a transporte. Já os computadores, você poderá despachar uma unidade, bem embalado, como bagagem despachada, obedecendo as dimensões e peso das bagagens tradicionais.

Instrumentos musicais: Instrumentos musicais pequenos podem ser transportados na bagagem de mão, desde que respeite o peso máximo e as dimensões da bagagem. Se o peso for maior, ele poderá ser despachado como bagagem, também obedecendo as regras de peso e medidas. Em outros casos como Cellos, é possível adquirir um assento ao seu lado para levá-lo junto na aeronave. As companhias aéreas não se responsabilizam por danos.

Materiais esportivos: Cada caso é um caso, pois existe uma grande variedade de tamanhos e pesos. Pranchas de surf só podem ser despachadas em capas próprias. Skates podem ser despachados desde que devidamente embalados. Bolas de futebol precisam estar vazias, pois podem se expandir durante o voo por conta da pressão, chegando a ponto de explodir. Bolas de boliche devem ser despachadas devidamente embaladas. Bicicletas só podem ser despachadas se estiverem devidamente embaladas, ocupando o menor espaço possível. Materiais de snowboard ou ski devem estar em embalagens próprias. Caiaques e outros materiais de grande porte não podem ir em voos convencionais, apenas (não todos os casos) em aeronaves exclusivas para cargas. Cilindros de mergulho devem estar vazios e só podem ser enviados pela aeronave de carga, em voos tradicionais somente máscaras, nadadeiras, roupas podem ser transportadas. Outros itens esportivos que possam possuir baterias não podem ser transportados em viagens aéreas, por risco de incêndio e explosão.

Objetos de valor: Joias, dinheiro e outros itens de valor só podem ser transportados na bagagem de mão.

Objetos frágeis: Desde que obedeçam as regras de medidas e pesos, os objetos frágeis podem ser transportados nos voos, desde que devidamente embalados. Mas as companhias aéreas não se responsabilizam por qualquer dano.

Alimentos e gelo: Produtos perecíveis devem ser transportados em embalagens específicas, a prova de vazamentos, cheiros e que não abram com facilidade. Itens que precisam ser congelados, deve estar em caixas de isopor e muito bem embalados. No caso de gelo, os sacos devem estar isolados ou em forma de gel, tudo devidamente embalado com opções anti vazamentos.

Baterias: Pilhas de lítio acima de 20wh e baterias de lítio acima de 100Wh são proibidas de embarcar. Outras pilhas e baterias podem viajar como bagagem de mão.

Medicamentos e equipamentos médicos: No caso de exigências em relação a medicamentos e equipamentos médicos, é necessário entrar em contato com a equipe médica da companhia aérea, com antecedência de 48 horas antes do embarque, para obter uma autorização prévia para viajar. No caso de viagem em maca, será preciso enviar o formulário MEDIF, com 72h antes do horário do embarque para a equipe médica da empresa aérea.

Líquidos: Em viagens internacionais os líquidos devem ser transportados em embalagens transparentes e vedadas, que não ultrapassem os 100ml na bagagem de mão. Sendo apenas um frasco por passageiro. Já em viagens nacionais você poderá levar mais de um frasco, desde que obedeça as regras da bagagem de mão, e que cada um não passe dos 500ml (500g), onde a soma de todos não ultrapasse os 2 litros (2000g). O mesmo serve para aerossóis, que devem estar devidamente embalados e obedecendo as regras de peso e medida.

Bebidas: Sucos, cervejas e vinhos poderão ser transportadas nas bagagens despachadas, desde que estejam em suas embalagens originais, totalmente lacradas e dentro de embalagens anti vazamentos.

Plantas: Nos voos nacionais, as plantas devem ser pequenas e transportadas com você no seu colo, durante todo o voo. Não devem ser transportadas plantas com odores fortes ou com muita terra, água, etc. É preciso em alguns casos obter uma autorização da Secretaria de Agricultura do estado de local de saída e de destino. Já em viagens internacionais, não é possível transportar plantas, a não ser que a empresa aérea conte com uma opção exclusiva de despacho.

Bagagem declarada: É possível despachar uma bagagem com valor atribuído, que exceda os Direitos Especiais de Saque. Será necessário preencher um formulário de declaração especial, descrevendo item, quantidade e valor, além de ser necessário pagar uma taxa de 35% sobre o valor dos itens declarados.

Itens como dinheiro, talões, documentos, títulos de crédito, cartões, equipamentos fotográficos, softwares, computadores, eletrônicos, medicação, obras de arte e outros itens não podem ser aceitos como bagagem declarada. Confira todas as regras da companhia em relação a este assunto.

O que não posso levar na bagagem?

Itens como explosivos, líquidos inflamáveis, gases, baterias (verifique o que citamos pouco acima), armas (somente com autorização, caso faça parte da profissão), oxidantes e peróxidos, tóxicos e infecciosos, itens radioativos, sólidos inflamáveis, corrosivos e miscelâneos são proibidos no transporte aéreo de passageiros.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Códigos promocionais online 2018 Latam, Azul, Gol e Avianca
Proximo TOP 10 Pacotes em Promoção para o Reveillon 2018

Sobre o autor

Wes
Wes 839 postagens

<p>Blogueiro, apaixonado por viagens!</p>

Veja todos os artigos deste autor →

Voce provavelmente vai gostar

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Programa de Afiliados Azul, Latam, Gol e Avianca

Está procurando aumentar a sua receita com um programa de afiliados? Que tal vender passagens aéreas para as companhias aéreas Latam, Avianca, Gol e Azul e ganhar uma comissão sobre… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Qual o preço de um avião? Confira os valores da Boeing!

Você imagina quanto custa um avião? São milhões? Bilhões? 500 mil? Algumas aeronaves custam muito mais que um milhão de dólares, outras até menos, mas certo é que não está… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

GOL contará com Wifi e opções de entretenimento em voos

A companhia aérea GOL em 2016 irá revolucionar o transporte aéreo brasileiro, passando a frente de todas as companhias aéreas da América do Sul e Central, pois está pretendendo disponibilizar… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Códigos promocionais online 2018 Latam, Azul, Gol e Avianca

Está procurando códigos promocionais de desconto para 2018? Confira neste artigo, alguns dos melhores códigos online para descontos nas passagens aéreas Latam, Azul, Gol ou Avianca, onde é possível economizar… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Avião cai na Praia do Leblon nesta sexta

Na manhã desta sexta feira dia 10 de abril de 2015, um avião de pequeno porte com piloto e copiloto abordo fez um pouso forçado dentro do mar da Praia… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Reais na Fast Shop valem pontos no Tudo Azul

Você que faz parte do programa de fidelidade da Azul o TudoAzul, e que também gosta de realizar compras na rede de lojas Fast Shop, irá hoje se encantar com… Leia mais

0 Comentarios

Nenhum comentario aqui!

Voce pode ser o primeiro a comentar este post!

Escreva uma resposta