Nesta última semana que se passou o MPF (Ministério Público Federal) de Uberlândia, conseguiu uma liminar que proíbe as companhias aéreas TAM e GOL de fazer com que seus passageiros sejam forçados a realizarem os check in nos totens de auto atendimento dos aeroportos brasileiros, como forma de “facilitar” o check in, evitando filas nos balcões de atendimento.
Essa prática era bem comum nas duas companhias aéreas, e segundo a nova ordem do Ministério, a empresa que descumprir esta ordem judicial, pagará uma multa de R$ 10 mil.
Apesar da liminar ter sido aprovada em Minas, a decisão irá valer em todos os aeroportos do Brasil, os totens ainda estarão presentes neles, mas os passageiros só irão realizar o check in dos voos em um deles se for de vontade própria, e se achar mais conveniente, e não por uma obrigação vinda dos balcões de atendimento.
Esta decisão aconteceu porque o MP recebeu várias reclamações de passageiros que foram obrigados a realizarem o check in nos totens por funcionários de ambas companhias aéreas. Alguns deles chegaram a perder o voo por ter que enfrentar as filas dos totens, ou até mesmo por problemas técnicos nas máquinas.
A Gol ainda conta com a opção de Check In Online.