Quando realizamos uma viagem para alguma cidade diferente da nossa, incluindo de outros países é comum não sabermos quase nada sobre a região, onde comer, onde se hospedar, qual lugar de passeio é mais barato, qual área é mais perigosa, em quem confiar e vários outros fatores que envolvem a nossa viagem.
E é claro que em todo lugar que a gente for, sempre irá existir os famosos “espertinhos” sempre tentando tirar proveito de um pobre e inocente turista que só quer se divertir sozinho ou com a sua família.
Pensando em você que está prestes a realizar uma viagem, e não quer ser vítima de algum golpe durante a viagem, nós do Voo Passagens Aéreas iremos abrir os seus olhos com algumas dicas de viagem para 10 golpes mais comuns aplicados contra turistas nas viagens. Confira a lista a seguir e compartilhe com aquele seu amigo que vai viajar.
Os 10 golpes mais comuns contra turistas
O golpe do taxista que leva você a outro hotel.
Assim que você chega a uma cidade, pega um táxi e indica para o taxista o nome do hotel que está pretendendo se hospedar. Mas ele irá lhe dizer que o estabelecimento está fechado por que está em reforma, de férias, sob ordens da prefeitura ou qualquer outra desculpa e irá lhe indicar um novo hotel, um pouco mais caro. Isso porque ele é comissionado com o tal hotel. Verifique se realmente o seu hotel está fechado indo até ele, só depois aceite sugestões.
Golpe da câmera fotográfica quebrada ou perguntam se você quer que tire uma foto
Um golpista ou vários se passando também por turistas pedem para que você tire uma foto dele (s) e lhe entregam um aparelho estragado, e quando você vai avisar sobre o problema, dizem que foi você que estragou e sobre pressão fazem pagar pelo estrago ou arrumam uma distração para roubarem suas malas. Ou quando você está tentando tirar uma foto sua ou de sua família, golpistas chegam oferecendo ajuda para tirar a foto de você (s) e quando você entrega a câmera e vai se posicionar para a foto, eles saem correndo, roubando sua câmera.
O golpe da fitinha, bracelete, cordão ou qualquer outra coisa que vai no pulso.
Um golpista aborda você oferecendo um dos itens já citado, dizendo que é típico da região. Assim ele já vai colocando no seu pulso, depois fica insistindo em cobrar o dinheiro do objeto, ou cria uma distração para que você seja roubado por outro golpista enquanto discute com ele.
O golpe do item arremessado (bebê de brinquedo, bonecas, pelúcias)
Um golpista atira algo enrolado em uma coberta, manda ou qualquer outra coisa nos seus braços, deixando o confuso, onde a primeira reação é tentar segurar o objeto, principalmente em algo parecido com um bebê. Depois o turista até entender o que está acontecendo, o golpista já levou as suas malas, ou chegou perto suficiente para pegar a sua carteira no bolso.
O golpe de universitários (as) de algum curso
Uma ou mais garotas ou garotos, dependendo se você for homem ou mulher, chegam e abordam você inventando alguma desculpa para puxar assunto. Em seguida lhe convidam para comer, tomar alguma coisa em restaurantes próximos. Um a um depois de comerem, dão alguma desculpa para sair, ir ao banheiro etc e somem antes que a conta chegue e sobre tudo para você. Não se deixe enganar por um rostinho bonito.
O golpe do falso delivery para conseguir seus dados do cartão de crédito
O golpista espalha por vários hotéis da cidade, cardápios com serviços delivery. Mas estes restaurantes não existem. O que ele quer é que você ligue, faça o seu pedido, deixe seus dados, principalmente do cartão de crédito. Ai você espera seu pedido mas ele nunca chega pois você foi vítima de um golpe. Cuidado com esse golpe, principalmente fora do país.
Esteja sempre esperto com os taxistas!
A grande maioria são trabalhadores honestos em vários locais do mundo, mas sempre existem aquelas exceções. Alguns após receber o pagamento da corrida dentro do carro mesmo, vão até o porta malas e entregam apressadamente as malas, deixando você confuso e embarcando no táxi com suas malas pequenas ainda dentro.
O golpe das falsas caridades e pedidos de doações
Um golpista ou vários chegam no turista com uma prancheta ou algo semelhante e contam uma lorota, uma história bem convincente sobre algo que causa comoção e pedem uma contribuição para você além de pedir para assinar e deixar seus dados no papel. Primeiro que eles pegam as suas doações na hora, sabem os seus dados e ainda alguns vão mais longe, aproveitam o momento de distração para roubar suas malas.
Serviços de transporte muito barato, desconfie!
Quando próximo aos aeroportos ônibus, vans e outros meios de transporte oferecem um serviço muito barato, que lhe cause alguma desconfiança, não utilize. Pois assim que você coloca suas malas no transporte e embarca, seus itens podem ser furtados por comparsas. No caso de ônibus, alguns chegam até a se esconder dentro do compartimento de bagagens para enquanto o ônibus realiza o trajeto, sua mala seja revirada.
Golpe dos falsos agentes policiais
Em alguns países golpistas disfarçados de policiais chegam em você alegando que na área em que se encontra foram registrados alguns casos de falsificação de dinheiro e pedem para dar uma olhada em sua carteira. Alguns até devolvem as carteiras só que com algum dinheiro ou cartões faltando, outros simplesmente fogem com sua carteira.
Esteja sempre esperto!
Confira também:
Como comprar voos baratos de última hora
Embarque, Desembarque e Check in. Como fazer?
Como funciona o sistema de peso das bagagens e malas?