Novas Regras para levar animais em viagens de ônibus em SP
16/07/2018 Comentarios 0 1202 Visualizacoes

Novas Regras para levar animais em viagens de ônibus em SP

As viagens intermunicipais de ônibus no estado de São Paulo para passageiros que necessitam transportar animais de estimação, contam com algumas regras que devem ser seguidas a risca para evitar problemas aos demais passageiros. Estas regras também possuem a finalidade de garantir a segurança de todos durante a viagem de ônibus, onde recentemente no estado houveram algumas mudanças.

A responsável por aplicar as regras e discutir mudanças no estado é a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte de São Paulo (Artesp).

Independente se a viagem for feita na baixa ou alta temporada, em finais de semana, feriados e outras ocasiões, é sempre necessário seguir as regras para que toda a viagem ocorra da melhor maneira possível, sendo benéfica para o dono do PET, os outros passageiros e também para o animalzinho.

As melhores dicas e notícias sobre viagens!

E para que você fique por dentro das regras e saiba quando pode e/ou não poderá viajar com seu animal de estimação, hoje resolvemos criar este artigo com um breve resumo das informações.

Dados e estatísticas das viagens em São Paulo

Todos os dias segundo estatísticas, mais de 5 mil viagens de ônibus são realizadas entre os municípios de São Paulo. Algo que segundo as regras da Artesp permite o embarque de 10 mil animais por dia, ocupando assentos dentro dos ônibus, já que em cada viagem é permitido até dois 2 animais.

regras viagens animais estimacao rodoviaria

Mas para que o pet possa viajar com seu dono é necessário seguir regras básicas de higiene, segurança, transporte e outras que estão determinadas em uma portaria de 2012. Para conferir todos os detalhes desta portaria acesse:

Novas Regras para levar animais em viagens de ônibus em SP

Para quem pretende viajar de ônibus com um animal deve:

  • Certificar de que o pet não pese mais do que OITO quilos
  • Durante as paradas o dono deverá verificar e caso seja necessário realizar a higienização do local onde o animal está sendo transportado
  • O animal deverá estar dentro de um local próprio para transporte, sem a inclusão de água, alimentos e dejetos. Este ambiente para transporte deverá ser feito de um material resistente, que não permita vazamentos, normalmente feito de fibra de vidro ou um material similar.
  • O ambiente onde será transportado o animal não deverá ter medidas superiores a 41 x 36 x 33 centímetros (Comprimento, largura e altura).
  • Será necessário adquirir no mínimo duas passagens, uma para o dono e outra para o animal. Ele deverá viajar no assento ao lado. A exceção é para deficientes visuais, dos quais possuem direito de viajar com seu cão guia, sem a necessidade de pagamento de tarifa, tão pouco com regras de peso e transporte. O cão guia neste caso deve ficar entre as pernas do dono.
  • Animais com restrições de espécie, ferocidade, tamanho e de caráter que comprometa a segurança dos outros passageiros não poderão ser transportados. Ex: animais peçonhentos.
  • Durante o embarque é necessário apresentar um atestado sanitário que deve ser emitido no prazo máximo de até três dias antes da viagem, por um veterinário devidamente registrado. No atestado deverá conter a aprovação de saúde e medidas sanitárias definidas pelos órgãos responsáveis.
  • É necessário que no atestado também esteja a comprovação de imunização antirrábica.
  • Em caso de animais exóticos ou da fauna brasileira é preciso apresentar também a autorização do Ibama para trânsito.

Estas regras de transporte de animais se aplicam a outros estados?

As viagens de ônibus em outros estados contam com regras semelhantes a estas, porém alguns possuem algumas variações, portanto é necessário se informar na própria empresa de transporte como funcionam as viagens com animais, onde o tema pode ser abordado durante a compra das passagens ou através dos órgãos responsáveis do estado.

Como citamos o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Acre, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Maranhão, Pará, Paraíba, Sergipe, Piauí e o Amapá, podem conter regras exclusivas.

Para não ter que buscar exatamente o órgão responsável de cada estado, a opção mais fácil é tirar a dúvida na própria empresa rodoviária, onde antes mesmo de comprar a passagem é possível verificar se o embarque é permitido ou proibido do pet em questão.

Anterior A partir de 2021 brasileiros precisarão de autorização para entrar na Europa
Proximo Voos CVC 2019 para a alta temporada

Sobre o autor

Voce provavelmente vai gostar

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Voos baratos Low Cost entre Brasil e Europa pela Norwegian Air

Após uma espera que poderia durar até 3 meses, mas que foi feita com apenas 15 dias a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), deu autorização para a companhia aérea… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Como fazer check-in em voos GOL pelo Twitter?

O que você é capaz de fazer com apenas 140 caracteres? No Twitter a companhia aérea GOL realiza o seu check-in de forma rápida, conectada e inteligente. Esta é apenas… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Como emitir o certificado CIVP de vacinação contra Febre Amarela Online

Já pensou poder emitir o seu certificado de vacinação contra a Febre Amarela CIVP online antes de sua viagem? Isso está muito próximo de acontecer e poderá ser feito através… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

TAM terá voos para São José dos Campos, Bauru e Juazeiro do Norte

A companhia aérea TAM linhas aéreas a partir deste último dia 11 começou a vender passagens aéreas para 3 novos destinos brasileiros, São José dos Campos (Vale do Paraíba paulista),… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

O que não dizer ao passar na imigração em sua viagem

Vai realizar uma viagem internacional e está um pouco receoso quanto a imigração? É importante que você seja honesto quando passar por ela, mas existem coisas que não precisam ser… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Foi aprovado a transferência de passagens aéreas

Foi aprovado pelo CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) a mudança nas leis para que pessoas possam transferir seus bilhetes aéreos, mas ainda precisa passar pela aprovação da Câmara… Leia mais

0 Comentarios

Nenhum comentario aqui!

Voce pode ser o primeiro a comentar este post!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.