Saiba mais sobre esta promoção

Já pensou poder emitir o seu certificado de vacinação contra a Febre Amarela CIVP online antes de sua viagem? Isso está muito próximo de acontecer e poderá ser feito através do www.serviços.gov.br.

A Anvisa em parceria com a Secretaria do Governo Digital irá lançar no próximo dia 29 de janeiro um sistema digital onde o viajante poderá solicitar e emitir o documento sem a necessidade de ir até um dos locais pessoalmente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O processo será feito no conforto do seu lar.

Para quem estiver com dificuldades de emitir o certificado CIVP online, ainda contará com o atendimento presencial em uma das sedes da Anvisa. Mas com as mudanças a parte “física” da solicitação ficará destinada principalmente para estrangeiros sem CPF e para toda a população indígena que queira fazer uma viagem para fora do Brasil.

Melhoras na aquisição do certificado CIVP de vacinação contra Febre Amarela

Esta medida faz parte de um sistema que está em fase de testes pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os testes está no processo final e a emissão online do certificado trará inúmeros benefícios para a população e também para o setor econômico do governo.

Hoje 135 países exigem que o passageiro tenha o certificado internacional de vacinação contra febre amarela, conhecido como CIVP.

Ao mudar o processo para o âmbito digital, o tempo de espera dos passageiros e também a necessidade de investimento em transportes e outros fatores que geram um gasto extra tanto para o cidadão como para o governo irão sofrer uma redução drástica. Hoje o documento é gratuito, porém a burocracia acaba fazendo com que o viajante perca tempo e dinheiro, indo atrás do certificado.

Como tirar seu visto?

Hoje quem quer conseguir o certificado de vacinação precisa ir até um dos centros de orientação que são mantidos nos portos, aeroportos e outros conveniados, após tomar a dose única da vacina. Há clínicas privadas que após o cidadão tomar a vacina já entregam o documento, mas não são todas as cidades que contam com esta opção.

Além da falta de opções, o tempo de espera médio nos centros parceiros da Anvisa é de cerca de duas horas. Porém esses números chegaram em 3 meses, quando houve o surto de febre amarela no Brasil.

Como emitir o certificado CIVP de vacinação contra Febre Amarela Online

Após o lançamento do serviço no portal www.servicos.gov.br, o passageiro deverá primeiramente tomar a vacina, através de instituições públicas ou privadas e então efetuar um cadastro no portal. Então será preciso enviar a solicitação do certificado, juntamente com o comprovante da vacinação ou o próprio carimbo na carteira de vacinação.

Então após a solicitação, o mesmo será analisado pela Anvisa, que terá o serviço de chegar a veracidade dos documentos, cruzando os dados do CPF, nome, número e lote da vacina. A qualquer sinal de inconsistência nas informações, a Anvisa deverá entrar em contato com a unidade de saúde que foi responsável pela vacinação, para averiguar os fatos.

Promoção de passagens aéreas para o réveillon

Assim que tudo estiver certo, o certificado será emitido e enviado para o seu email cadastrado. Imprima-o e apresente para as autoridades responsáveis durante a viagem. Eles irão confirmar novamente a veracidade dos dados e então você poderá fazer a sua viagem tranquilamente.

O que é o certificado internacional de vacinação e profilaxia (CIVP)?

Este é um documento oficial de comprovação que o cidadão foi vacinado contra certos tipos de doenças. O documento é emitido principalmente para comprovar a não presença de Febre Amarela, que está erradicada em muitos países, dos quais fazem a exigência de que a entrada de viajantes estrangeiros, esteja condicionada a este documento.

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.