Saiba mais sobre esta promoção

Quem é que nunca ouviu falar que um amigo ou familiar teve a sua mala extraviada durante uma viagem de avião? O sumiço de objetos também é algo que acontece de tempos em tempos, mas como comprovar que estava tudo ok antes da viagem? Assim a foto das malas e objetos acaba sendo uma segurança a mais caso isso aconteça.

E para te ajudar nesta questão, hoje vamos dedicar este artigo para te dar algumas dicas.

Prova visual

Uma foto dos seus pertences ou de sua mala é uma prova visual muito eficaz para comprovar como estavam os itens durante o despacho, viagem ou retirada no portão de desembarque. Hoje com o celular na mão, fazer essa comprovação é muito fácil, rápida e pode te ajudar muito em um problema.

Assim que a sua bagagem é despachada, a companhia aérea passa a ser a responsável por todos os itens. Isso está descrito no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Tirar uma foto dos itens e outros elementos não é uma exigência durante a reclamação ou solicitação de indenização, mas ter como provar, faz o caminho ser muito mais fácil.

Registro pessoal

As fotos da bagagem servem inclusive para que você organize melhor as coisas e tenha certeza de que não está esquecendo de nada durante a viagem, principalmente no retorno. Coloque os objetos de maior valor em destaque na foto. Tire foto das malas em casa e durante o despacho, juntamente com o comprovante. Também tire foto da mala ao lado do número de identificação do cartão de embarque. E por fim, tire uma foto do formulário de declaração do valor da bagagem. Este documento é fornecido pela própria companhia aérea.

Fotos no Check-in

Chegando cedo para fazer o check-in com tranquilidade, aproveite para tirar uma foto das malas e comprovantes antes. Ao lado do comprovante do check-in, isso vai provar que até aquele momento tudo estava ok com as bagagens. Mas é importante retirar as etiquetas de viagens anteriores. Deixe apenas os comprovantes da viagem atual. Também certifique que a bagagem está perfeitamente fechada, com a foto você prova isso, pois é comum malas mal fechadas abrirem e objetos caírem durante o transporte.

Tire foto de diferentes ângulos, mas não precisa tornar este evento uma sessão de fotos haha.

Fotos de dentro da mala

Para registrar tudo o que estava dentro da mala, nada melhor do que uma foto não é mesmo? Organize corretamente os itens, sempre dando destaque para os itens mais valiosos. Mas é importante também ter todas as notas fiscais guardadas. Em sua casa, compre uma pasta exclusiva para isso, é muito importante.

Tire fotos dos objetos espalhados pela cama e depois organizados na mala. Sempre foque em todos os detalhes.

Tive a bagagem extraviada e agora?

O primeiro passo é fazer a comunicação com a empresa aérea. Preencha então o formulário de reclamação por danos, mas sempre realize essas opções antes de sair do aeroporto. Consulte o que a empresa aérea pode fazer por você, já que cada uma conta com regras diferentes sobre o extravio.

Após isso é possível rastrear as bagagens através das seguintes opções:

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.