Saiba mais sobre esta promoção

Viajar de avião com um notebook exige mais do que simplesmente “jogá-lo na mochila”. Entre o rigor da segurança dos aeroportos, a variação de pressão e o (muitas vezes) pouco espaço na cabine, seu dispositivo enfrenta uma verdadeira maratona. Tratar seu computador como um item comum pode resultar em telas trincadas ou componentes internos danificados.

Para garantir que sua ferramenta de trabalho ou lazer chegue intacta ao destino, separei as melhores práticas de armazenamento e transporte.

1. A Regra de Ouro: Bagagem de Mão Sempre

Nunca, em hipótese alguma, despache seu notebook na mala de porão. Além do risco óbvio de danos por impacto durante o manuseio das bagagens, as baterias de íon de lítio representam um risco de segurança em ambientes não monitorados. Mantenha-o sempre com você na cabine.

2. Invista em Proteção em Camadas

Não confie apenas na divisória da sua mochila. Use uma capa protetora (sleeve) de neoprene ou material rígido.

  • Por que? Isso evita que zíperes, chaves ou outros objetos arranhem a carcaça.
  • Dica extra: Coloque o notebook com a abertura da capa voltada para baixo dentro da mochila, para evitar que líquidos (como uma garrafa d’água vazando) entrem em contato direto com as portas de conexão.

3. Desligue Completamente o Aparelho

Evite viajar com o notebook apenas em modo “Suspender”.

  • Vibração e Disco Rígido: Se o seu modelo for mais antigo e possuir HD mecânico, o movimento pode causar danos se o disco estiver girando.
  • Superaquecimento: Em espaços apertados, o computador pode “acordar” para rodar atualizações de software, gerando calor excessivo dentro da mochila sem ventilação.

4. Facilite a Inspeção de Segurança

No raio-x, você quase sempre precisará retirar o notebook da mochila.

  • Deixe o aparelho em um compartimento de fácil acesso.
  • Não coloque acessórios (mouses, cabos, power banks) em cima dele, pois isso obstrui a visão do agente de segurança e pode levar a uma inspeção manual mais demorada.

Confira também: 7 dicas para economizar em passagens aéreas.

5. Cuidado com a Pressão sobre a Tela

Dentro da aeronave, o espaço é limitado. Ao guardar a mochila abaixo do assento à frente ou no compartimento superior (bin):

  • Certifique-se de que nada pesado esteja pressionando a tampa do notebook.
  • A pressão excessiva sobre a carcaça pode causar as famosas “manchas brancas” (dead pixels) ou até trincar o LCD.

Seguindo esses passos, você minimiza as chances de imprevistos e garante que sua única preocupação na viagem seja escolher o filme ou terminar aquele relatório.

Autor
Wes

Wes

Blogueiro, apaixonado por viagens! Melhores promoções Latam, Gol, Azul, Avianca, CVC, Decolar, Submarino Viagens, HURB e outras empresas de turismo.