As 5 cidades com as melhores festas juninas do Brasil
07/06/2016 Comentarios 0 1380 Visualizacoes

As 5 cidades com as melhores festas juninas do Brasil

Com a chegada do inverno, normalmente depois do dia 20 de junho, também é chegado o período de festas juninas, onde a diversão e representatividade da cultura brasileira são tão relevantes quanto o Carnaval. E para celebrar as festas de 3 santos, São João, Santo Antônio o casamenteiro e São Pedro, diversas cidades possuem suas festas e maneiras de homenageá-los, mas é no nordeste que as mais populares acontecem.

As festas juninas normalmente são regadas a muita música, danças típicas como as quadrilhas, encenações, comidas típicas e brincadeiras. Quem é que nunca comeu pé-de-moleque, brincou de pescaria, pintou um bigodinho ou fez trancinhas com lacinhos e usou chapéu de palha na época da escola? Este momento é muito especial para alguns, até os dias de hoje.

as melhores festas juninas do brasil

Mas você sabe quais são as 5 melhores cidades para passar uma festa junina? Hoje estaremos apresentando uma lista com elas, e alguns detalhes das atividades e opções que acontecem em cada uma das selecionadas.

1 – Festa junina em Aracaju, Sergipe

Em Aracaju no Sergipe acontece o Forró Caju, uma festa típica de junho, que vai do dia 18 a 29 de junho, onde é responsável por reunir mais de um milhão de visitantes na praça Hilton Lopes, especial para este evento, com show de várias bandas, cantores e também quadrilhas típicas das festas juninas.

Em outra área de Aracaju, também acontece o Arraial do Povo, um evento menor, mas também com ótimos shows e apresentações folclóricas. Em ambas as festas é possível provar quitutes típicos.

2 – Festa junina em Mossoró, Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte acontece a festa de Mossoró a Cidade Junina, que é considerada uma das mais tradicionais de todo o nordeste. Este ano o evento completa sua vigésima edição, no período de 04 a 26 de junho.

A cidade fica quase quatro quilômetros de Natal, e as festas são regadas a muita tradição. Entre as bandas e quadrilhas está o Pingo da Mei Dia, um bloco que atravessa o centro Cultural de Mossoró. Outra opção é o espetáculo teatral ‘Chuva de Bala’, que conta a história dos antigos moradores que foram capazes de expulsar p temido grupo de Lampião em 1927. A apresentação acontece de frente para à Capela de São Vicente.

3 – Festa junina em Salvador, Bahia

Se tratando de festas durante o ano, Salvador na Bahia está em praticamente todas e por incrível que pareça, todas são muito bem planejadas e de tão boas, atraem multidões em diversas épocas do ano. No mês de junho, é chegada a festa junina, com ritmo e atrações de tirar o fôlego, e uma programação típica da época de São João.

Quem vem para Salvador nesta época do inverno não passa frio. A cidade conta com mais de 100 shows totalmente gratuitos próximos ao Subúrbio Ferroviário e também no Pelourinho, onde ninguém fica parado. Diversas das atrações são baseadas em culturas baianas e também os pratos típicos das festas juninas misturam o tradicional, com a culinária forte de temperos baiana.

Alguns dos eventos que acontecem na época junina são o Arraiá do Galinho, com diversos shows de cantores famosos, que soltam as vozes no Parque de Exposições. Outros eventos são o Forró do Piu Piu e o Arraiá do Chico, todas festas com vários artistas e opções próximas a Salvador.

4 – Festa junina em São Luís, Maranhão

Uma das festas mais tradicionais da época do período junino é a festa do Bumba meu Boi. Ela acontece em São Luís no Maranhão desde o século XVIII, que acontece entre o período de 13 a 30 de junho, todos os anos. Dezenas de grupos folclóricos, quadrilhas típicas e culinária deste período estão espalhados pela cidade, fazendo a alegria de muitos. A cidade fica completamente colorida, com barracas de palha, palcos e também com a representação de diversos bois pela cidade, cada um com a sua característica cultural.

Não confunda com o Boi Bumbá, do Festival Folclórico de Parintins, onde a cidade fica dividida entre as cores vermelho e azul, dos bois Garantido e Caprichoso.

A Festa Junina de São Luís está entre uma das melhores e mais tradicionais de todo o Brasil.

5 – Festa junina em São João de Campina Grande, Paraíba

Nós deixamos o “melhor” para o final. A festa Junina de São João em Campina Grande na Paraíba se intitula como a maior festa junina do mundo. A localização do evento é no agreste paraibano, onde o mês de julho inteiro e começo de julho, fazem parte do período das festas. Diversas das atrações, shows e barracas, ficam localizadas no Parque do Povo, desde o ano de 1983.

Após a queima de fogos tradicional, as apresentações são iniciadas, assim como os campeonatos de dança, onde quadrilhas se apresentam durante os dias do evento, para descobrir quais são as melhores.

Um passeio tradicional acontece no Expresso do Forró, um vagão temático que é puxado até a área rural de Galante.

Todos os anos, cerca de 100 mil pessoas, chegam até a cidade, para apreciar todas as belezas das tradições juninas de Campina Grande na Paraíba.

E você, conhece alguma cidade com as atrações fortes no período de junho? Deixe seus comentários.

Anterior Oferta #BilhãoGroupon para Natal no D Beach Resort
Proximo Use o código VIAJE10 e ganhe desconto na Groupon

Sobre o autor

Voce provavelmente vai gostar

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Site Worldpackers que ajuda você encontra hotel de graça no mundo

O site Worldpackers ajuda aos viajantes a encontrar em várias cidades do mundo todo hospedagem de graça para aqueles que estão disponíveis a realizar algum tipo de trabalho voluntário em… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Mulheres agora podem dirigir na Arábia Saudita. Proibição deixa de existir!

O mês de junho de 2018 ficará marcado para as mulheres da Arábia Saudita, pois após anos de resistência, opressão e preconceito, o país irá permitir que mulheres possam dirigir… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Menina consegue entrar na Turquia com passaporte de unicórnio

Uma menina chamada Emily, que tem apenas 9 anos, ficou conhecida na mídia após um fato bem interessante, ela usou um passaporte “falso” para entrar na Turquia, onde em vez… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Qual o lugar mais seguro para sentar em um avião?

A título de curiosidade, quais dos assentos de um avião você considera mais seguro? Ou acha que tanto faz, afinal se um avião cair é bem provável que ninguém sobreviva?… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Seguro Viagem Internacional terá mais coberturas obrigatórias

Foi publicado esta semana no Diário Oficial que o seguro viagem internacional (exterior) deverá ter mais algumas coberturas obrigatórias, além das que já são oferecidas nos pacotes atuais. Entre essas… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

A partir de agosto Aerolíneas terá voos diários entre Florianópolis e Buenos Aires

A companhia aérea Aerolíneas Argentinas realizou uma solicitação a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil uma autorização para que sua subsidiária Austral possa operar voos diários de Florianópolis a Buenos… Leia mais

0 Comentarios

Nenhum comentario aqui!

Voce pode ser o primeiro a comentar este post!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.