Os surtos de coronavírus (COVID-19) estão fazendo com que diversas companhias aéreas da Europa cancelem seus voos para destinos nacionais e internacionais.
As empresas aéreas estão provocando interrupções nos planos de viagens dos turistas, sob as ordens do FCO (Foreign & Commonwealth Office), que vem desaconselhando praticamente todas as viagens para a China, Coreia do Sul e também ao norte da Itália.
Companhias como a Ryanair, British Airways, Cathay Pacific, Wizz Air e outras estão realizando o cancelamento dos voos, sem previsão para que as viagens voltem a ocorrer normalmente.
Já existe uma lista de companhias aéreas europeias que cancelaram seus voos por conta do coronavírus e hoje estaremos falando um pouco mais sobre elas.
Preços dinâmicos em bagagens nacionais passa a valer na Azul!
O que fazer se eu tiver um voo cancelado na Europa?
Caso você tenha uma reserva de voo e o seu destino tenha sido afetado pelo surto de coronavírus é preciso primeiramente entrar em contato diretamente com a companhia responsável. Eles irão te aconselhar como se portar para fazer uma remarcação ou reembolso.
Em caso do FCO não recomendar a viagem e você optar por não fazer mais a viagem ou a própria companhia aérea cancelar o voo devido ao coronavírus, é importante ficar tranquilo pois as empresas estão prestando as devidas assistências.
Há o direito a um reembolso total, uma remarcação gratuita para o destino final ou um voo que poderá substituir a sua viagem programada para outra data posterior ao fim do surto.
Porém se o FCO não falar nada, o voo não for cancelado pela empresa aérea e ainda sim você não optar por realizar a viagem, então será necessário desembolsar a taxa de cancelamento.
Latam Linhas Aéreas Brasil Telefone!
Todas companhias aéreas da Europa que cancelaram voos por causa de coronavírus
Confira abaixo a lista de todas as empresas de viagens da Europa que cancelaram os voos devido ao surto de COVID-19 nos destinos:
British Airways
A BA cancelou os voos entre Reino Unido e partes da Europa ou Estados Unidos. Entre os destinos estão:
- Itália;
- França;
- Bélgica;
- Áustria;
- Irlanda;
- Suíça;
- Alemanha
- E para o aeroporto JFK de Nova York.
Outros voos cancelados pela British afetam de Gatwick para Itália, Albânia e França. De Londres há voos cancelados para Itália e Alemanha.
Confira todos os voos cancelados da BA no site oficial:
Cathay Pacific
Esta companhia aérea reduziu uma grande parcela de voos da Europa para a China Continental. Foram ao menos 50% de todas as rotas até o fim de março de 2020.
Entre os voos cancelados pela Cathay estão viagens para destinos como:
- Hangzhou;
- Ningbo;
- Wenzhou;
- Sanya;
- Haikou na China continental;
- Guangzhou;
- Chongqing.
Há voos cancelados por coronavírus até o dia 28 de março.
Confira se o seu voo está cancelado através do Codeshare:
EasyJet
Já a EasyJet cancelou diversos voos para a Itália em meio aos surtos de coronavírus. Ela instrui os passageiros a utilizarem o rastreador de voos da companhia aérea para saber se o voo foi afetado. Mas a princípio, todos aqueles que foram “prejudicados” a empresa irá entrar em contato para esclarecimentos.
Para conferir se o seu voo foi cancelado, insira o seu “Flight Tracker” (número do bilhete aéreo) no campo pré determinado do site:
Emirates
A companhia aérea Emirates só está operando um voo entre Dubai e Bahrain. Houve cancelamento de voos entre Dubai e Irã. Há opções de reembolsou ou remarcação da reserva para Hong Kong.
Os voos para Guangzhou, Xangai e destinos da Arábia Saudita estão suspensos até segunda ordem.
Saiba mais em:
Etihad
A empresa aérea cancelou seus voos para Chengdu e Xangai.
KLM
Todos os voos da KLM para a China continental foram suspensos. Há suspensão de voos para Hangzhou, Xiamen e Chengdu até o próximo dia 03 de maio.
Voos para Pequim e Xangai estão suspensos até o próximo dia 28 de março. Neste caso haverá o retorno destas operações já no dia 29 de março de 2020.
Todos os detalhes sobre os cancelamentos da KLM estão neste site:
Lufthansa
Neste caso todo o grupo Lufthansa, que inclui a companhia aérea Lufthansa e Swiss Airlines, realizou o cancelamento de voos para a China continental até o próximo dia 24 de abril de 2020.
Entre os cancelamentos estão os voos para:
- Xangai;
- Pequim;
- Nanjing;
- Shenyang;
- Qingdao.
Já os voos para Hong Kong estão reduzidos nos meses de março e abril. Voos para o Irã também foram cancelados.
Nos próximos dias o grupo poderá reduzir os voos de curta e média distância em até 25%. Cerca de 150 aeronaves deverão parar suas rotas, afetando cerca de 7100 voos pela Europa em março.
A Lufthansa está com uma página exclusiva para fornecer informações sobre cancelamentos devido ao Coronavírus:
Norwegian
A companhia aérea norueguesa cancelou 22 voos de longa distância entre a Europa e os Estados Unidos. O cancelamento segue entre os dias 28 de março a 05 de maio.
Também entre os voos cancelados ou diminuídos, estão as rotas de Roma para Los Angeles, Boston, Nova York e também a rota de Londres a Nova York.
Todos os clientes afetados devem ser informados pela empresa, que deve oferecer uma remarcação da viagem.
Ryanair
Foi informado que a Ryanair irá cancelar 25% dos seus voos de curta distância, na grande maioria para a Itália, entre o período de 17 de março a 08 de abril.
Todos os voos cancelados estão informados aqui:
Singapore Airlines
Voos entre Singapura e Londres estão cancelados. Há também cancelamentos para destinos como:
- Los Angeles;
- Frankfurt;
- Paris;
- São Francisco;
- Seattle;
- Barcelona;
- Istambul;
- Dusseldorf;
- Hong Kong;
- Pequim;
- Chengdu;
- Chongqing;
- Copenhague;
- Guangzhou;
- Shangai;
- Shenzhen;
- Xiamen;
- Hiroshima;
- Fukuoka;
- Osaka;
- Tokyo;
- Busan;
- Seoul;
- Taipei;
- Brunei;
- Jakarta.
E muitos outros principalmente da Ásia. Confira a lista completa de cancelamentos por coronavírus da Singapore:
Virgin Atlantic
Os voos da Virgin entre Londres (Heathrow) e Xangai estão suspensos até o próximo dia 19 de abril.
Confira o relatório de cancelamentos da Virgin:
Wizz Air
A companhia aérea Wizz cancelou todos os seus voos de Londres para Bari no período que vai do dia 11 de março a 02 de abril de 2020.
Todas as rotas italianas foram reajustadas e isso deve representar cerca de 60% dos voos para a Itália.
A Wizz também está com uma página exclusiva de recomendações sobre o COVID-19:
Outras companhias aéreas europeias como a Tap Air Portugal, Air France, Air Europe e outras ainda não realizaram ou são poucos os cancelamentos. Mas isso pode mudar nos próximos dias.
É preciso estar atento ao site oficial da companhia aérea que irá viajar, para não ser surpreendido na hora do embarque.