Você sabe o que é jetlag? A expressão jetlag é o que podemos definir como aquela sensação incômoda que ocorre logo após o desembarque em alguma outra cidade com um fuso horário diferente daquele no qual nosso organismo/metabolismo está acostumado. Os principais sintomas dos primeiros dias de jetlag são a perca de foco, insônia e fortes dores de cabeça, sintomas nos quais praticamente estragam os primeiros dias da sua viagem internacional.
Jetlag Guia prático
O nosso relógio biológico irá sincronizar e ajustar cerca de 1 a 2 horas por dia, então muitas vezes será necessário mais de 2 dias até que tudo esteja em ordem, principalmente para destinos com fuso horários superiores a 4 horas em relação ao Brasil. Um exemplo são países da Europa, por isso da importância de passar pelo menos 1 semana no local de destino em uma viagem internacional.Mas o Jetlag varia também de pessoa para pessoa, alguns sentem os efeitos muito forte, já outros acabam nem sentindo, o que irá mandar é o desempenho do seu organismo na hora de ajustar os horários do relógio biológico. Lembrando que é muito mais fácil atrasar nosso relógio, ou seja, ficar acordado até mais tarde, do que adiantar, no caso ter que dormir, 3, 4 ou mais horas, mais cedo.
Adiantar ou atrasar o relógio biológico?
Depende para que direção você irá no globo, confira se a sua viagem é para leste ou para oeste e depois saiba como você deverá se portar na viagem em relação ao seu organismo.
- Viagens ao leste – 8h de fuso horário: Acorde cedo e durma algumas horas mais cedo.
- Viagens ao leste + 8h de fuso horário: Aproveite bem a luz do dia e durma o mais tarde possível.
- Viagens ao oeste: Seu relógio biológico deverá ser atrasado, ou seja, dormir mais tarde.
Jetlag em relação a alimentação
- Comida: Assim que chegar ao país de destino, comece a fazer suas refeições no horário de lá, não deixe para comer mais tarde, ou mais cedo, almoce por exemplo ao 12h do horário de lá. Tem quem ajuste o seu relógio biológico comendo um dia sim e outro não, já a 3 dias antes da viagem, isso por que, quando você chegar em um país com o fuso horário diferente, e começar a se alimentar normalmente, ele irá ajustar o relógio biológico a essa nova rotina de alimentação.
- Bebida: Evite bebidas alcoólicas nos primeiros dias e procure tomar uma xícara de café logo pela manhã para atrasar em 1h o seu relógio biológico ou a noite para adiantar em 1h.
- Caso esteja passando mal com a mudança de alimentação, é sempre bom ter um remédio contra enjoos na mala como por exemplo um dramin.
Sono
Caso esteja com dificuldade para dormir, tome sucos calmantes, chás, ou até mesmo algum remédio que possa ter sido indicado por seu médico, como por exemplo Pasalix, que é um fitoterápico calmante.
Caminhadas
A prática de exercícios pode ser ótima para regular o seu relógio biológico e evitar os efeitos do jetlag em sua vida no outro país. Procure ir andando para certos pontos da cidade, principalmente se você está a passeio, pois além de aproveitar melhor cada pedaço da cidade, você ainda ajuda o seu organismo a se adaptar.
Tem alguma outra dica? Deixe seus comentários, eles são muito importantes para nós!
Confira também:
Como conseguir um Green Card?
Os golpes mais comuns contra turistas
Os melhores aplicativos Android para uma viagem