Ainda não tem passaporte mas gostaria de realizar uma viagem internacional? Saiba que os brasileiros podem viajar para mais de 10 países sem a necessidade deste documento e hoje vamos falar sobre este assunto aqui no Voo Passagens Aéreas.
Primeiro é preciso saber mais detalhes sobre a documentação necessária, onde na grande maioria dos casos, principalmente em países do Mercosul, a entrada é permitida para quem tem um documento de identidade (RG) atualizado e em perfeitas condições.
Os países que aceitam brasileiros sem passaporte exigem que o documento de identificação com foto seja o Registro Geral (RG). Não vale a CNH, carteira profissional, de trabalho ou qualquer outro que vale no Brasil como documento de identificação.
Apesar de não exigir passaporte, a grande maioria dos países exige certificado de vacinação, principalmente em relação à febre amarela.
Neste caso você vai precisar se preocupar com a Carteira de Vacinação Internacional e ter o documento emitido com pelo menos 10 dias antes à viagem.
Cuidado nas conexões
Além do documento de identificação, é preciso ficar atento as conexões.
Isso porque algumas companhias aéreas acabam parando em países onde brasileiros PRECISAM de passaporte para dar sequência na viagem, mesmo que não seja o destino final.
Caso a conexão também seja em um país que não exige passaporte, você pode viajar tranquilo (a).
Top 11 destinos internacionais para brasileiros
Entre os 10 destinos que atualmente não exigem passaporte para brasileiros estão:
1. Machu Picchu no Peru
O Peru é outro país que tem um acordo com o Brasil em relação ao turismo. Machu Picchu em específico é um destino com uma história inesquecível até mesmo para aqueles que preferem algo mais moderno.
É lá que fica localizado a cidade perdida dos Incas, onde o resto de construções destes povos permanece por lá até os dias de hoje.
A região fica localizada a mais de 2.400 metros acima do nível do mar. Era uma cidade povoada em meados de 1460, que simplesmente desapareceram do local, sem deixar muitas explicações.
Todo o lugar foi construido com pedras e suas ruínas revelam a sabedoria destes primeiros habitantes das Américas.
Para quem ama a natureza e gosta de mistérios arqueológicos, Machu Picchu é o destino perfeito para sua próxima viagem sem passaporte.
Você pode combinar a sua viagem para este local com uma estadia em Cusco. Esta outra cidade da capital do Império Inca fica ainda mais alta em relação ao nível do mar.
Em um primeiro momento o corpo estranha a altitude, mas em algumas horas você irá se acostumar a altitude e poderá aproveitar toda a arquitetura colonial, diversos sítios arqueológicos, a culinária local e outras opções turísticas muito interessantes.
Quem vem até o Peru, provavelmente irá desembarcar em Lima e de lá seguir viagem para as montanhas. Portanto indicamos que você passe ao menos um ou dois dias na capital peruana para iniciar o passeio pela terra dos Incas.
2. Cartagena na Colômbia
Outro destino colombiano que o brasileiro pode aproveitar é Cartagena das Índias. Trata-se de uma região banhada pelo Mar do Caribe e que também entrou para o hall de destinos turísticos da América Latina.
Lá você terá uma mistura de história com modernidade, onde é nítido os detalhes históricos com a tecnologia dos dias atuais.
Para quem gosta de vivenciar a história, a indicação nesta viagem é conhecer a Cidade Amuralhada. Ela fica bem no centro de Cartagena, oferecendo ruas estreitas e charmosas, belas igrejas antigas, museus, bares e outras construções coloniais.
Coloque em seu roteiro turístico o Palácio da Inquisição, o Parque Bolívar, a Igreja de San Pedro, a Torre do Relógio e outros pontos interessantes da região.
Mas para quem “enjoar” de ficar na cidade, pode aproveitar o dia nas belas praias de Cartagena. Faça passeios de barco e vivencie momentos inesquecíveis.
3. San Andrés na Colômbia
Esta é uma ilha caribenha que oferece aos brasileiros uma incrível viagem internacional. É um destino completo para os turistas e oferece um mar de águas cristalinas e uma natureza exuberante.
Para quem gosta de praia San Andrés conta areias branquinhas e um litoral com muita vida marinha, ideal para quem gosta de mergulhar.
Entre as mais populares está a Peatonal. Ela fica localizada no centro de San Andrés e possui ondas bem calmas, ideal para famílias.
San Luis e West View é uma região muito sossegada com opções mais rústicas para seus visitantes.
Outras atrações como o Olho Soprador, um buraco em meio a uma rocha local, que assopra um vento proveniente das ondas que quebram por ali.
Visite as lojas e garanta um souvenir da viagem. Também não deixe de comer lagostas de camarões em um dos restaurantes locais, onde os preços são bem atrativos, bem abaixo do que normalmente é cobrado no Brasil.
Coloque o RG em dia e organize a sua viagem.
4. Bariloche na Argentina
Outra região da Argentina que é campeã de visitação pelos brasileiros sem passaporte é Bariloche. O destino chama a atenção pela neve.
Como o Brasil é um destino que raramente tem neve, quem deseja apreciar a beleza dos flocos brancos e até mesmo praticar esportes e brincadeiras típicas de destinos gelados, Bariloche é a opção mais próxima e barata.
Todo o destino é focado no turismo local e internacional. Há uma infraestrutura incrível e passeios inesquecíveis.
Visite em Bariloche a Cerro Catedral, lar dos esportes de neve mais famoso da América Latina. Conheça também o Cerro Bayo, Las Piedras Blancas, o Cerro Otto e sua confeitaria giratória e Cerro Campanario, um dos locais com a vista mais privilegiada da região.
Para quem gosta de chocolates, há uma grande variedade de produtos “suíços” na região.
Visite também o Centro Cívico com o monumento de Julio Argentino Roca, que foi um general presidente do país.
O Museu da Patagônia é também muito interessante.
5. Buenos Aires na Argentina
Este com certeza é o primeiro destino que os brasileiros pensam em conhecer sem ter que se preocupar com documentação.
Buenos Aires é a capital da Argentina, um destino internacional muito próximo do Brasil, com saídas de diversos aeroportos e que oferece a vantagem do Real ainda ser uma moeda forte diante do Peso Argentino.
Tudo isso proporciona uma ótima oportunidade para quem nunca saiu do Brasil e deseja viajar sem ter que tirar o passaporte.
Buenos Aires conta com dezenas de atrações turísticas e conta com uma rede hoteleira que recebe milhares de turistas brasileiros todos os anos.
Coloque em seu roteiro a rua Caminito, onde estão localizadas diversas casinhas coloridas. O Obelisco, Teatro Colón, a Casa Rosada, Plaza de Mayo, o Puerto Madero e todas as belezas de Puerto Madero.
Não deixe de apreciar uma apresentação de tango enquanto prova um dos vinhos mais deliciosos de toda a América Latina.
Mesmo que você não seja ligado ao futebol, os estádios do Boca Juniors e River Plate são atrações incríveis. Há inclusive tours que fazem visita interna nestes estádios.
A culinária local também é incrível. Coma o verdadeiro alfajor argentino e prove uma parrila.
6. Santiago no Chile
Outro destino que tem como paisagem a neve no topo das Cordilheiras dos Andes é Santiago no Chile.
A cidade é ideal para todo tipo de turista. Quem gosta de praias pode se direcionar para a região litorânea, já quem gosta de neve e frio, pode ir para as estações de esqui próximo à Cordilheira, como o famoso Valle Nevado.
Outros pontos turísticos interessantes para visitar na capital do Chile é a Plaza de Armas, o Palácio de La Moneda, o Museu Histórico Nacional, o Sky Costanera, que é hoje o edifício mais alto da América Latina com 300 metros de altura.
O Parque Metropolitano de Santiago (Cerro San Cristóbal) é um local muito comum nos roteiros turísticos da cidade. Muitos vão até lá para garantir uma foto de pôr do sol incrível.
Visite também Valparaíso, Viña del Mar e as vinícolas Viña Casas Del Bosque ou Concha y Toro.
7. Ushuaia na Argentina
Na sequência de destinos argentinos para brasileiros, Ushuaia é outro local turístico muito interessante para quem não possui passaporte.
A cidade é muito bonita e seu clima é para aqueles que gostam de frio. Não importa o período do ano, a cidade fica próximo a Antártica e isso acaba deixando-a sempre gelada.
Por lá visite o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde a natureza resiste bravamente aos séculos e os destaques estão para os lagos cristalinos.
Faça um passeio pelo Canal Beagle, onde como plano de fundo você terá nada menos que a Cordilheira dos Andes.
É um destino rico em turismo envolvendo a neve, contando com boas estações de esqui e passeios com sensação térmica abaixo de zero.
Há também museus e locais como o lar dos pinguins no verão, a Pinguinera. O Glaciar Martial é outro ponto importante para colocar em seu roteiro, mas não deixe de visitar os lagos Escondido e Fagnano.
Não deixe de visitar as lojas locais e garantir um bom vinho na viagem de retorno.
8. Atacama no Chile
Ainda no Chile você poderá conhecer o famoso Deserto do Atacama. Nele por mais que as dunas de areia sejam predominantes, há também locais com formações rochosas incríveis e lagos com águas cristalinas.
A natureza desta região é única. O visitante pode além de conhecer a vida selvagem típica do Atacama, também desfrutar dos sítios arqueológicos, vilarejos que mantém a cultura de muitos anos, principalmente o San Pedro de Atacama.
Ele fica localizado a mais de 2.400 metros de altitude no norte do Chile, em uma distância de 100 quilômetros de Calama.
O ambiente é rústico, com construções típicas dos nativos no século passado e todo um ambiente que apesar de simples conta com ótimos hotéis e restaurantes, atraindo milhares de turistas todos os anos.
- Leia também: GOL Black Friday – Voos para os próximos anos.
9. Montevidéu no Uruguai
O Uruguai é outro país que possui um acordo turístico com o Brasil. A capital uruguaia conta com ótimos roteiros turísticos, seja ele na área mais rica em construções, como naquelas que envolvem a natureza em Rambla ou no Rio da Prata.
Faça uma visita ao Mercado del Puerto e aproveite para provar uma suculenta parrila uruguaia ou um dulce de leche, que é um dos destaques da região.
Outros pontos turísticos interessantes são a Plaza Independência, a Ciudad Vieja e sua arquitetura, o Teatro Solís e o portal colonial chamado Puerta de la Ciudadela.
Não deixe de visitar também as praias de Punta Del Este que está localizada a 130 quilômetros da capital. Este é outro destino turístico do Uruguai que atrai muitos brasileiros.
É como se fosse uma “Jurerê Internacional” do Uruguai. Por lá você vai encontrar praias de água doce e salgada, casas, hotéis e restaurantes luxuosos, bem como diversas casas de festa.
Apesar de ser um ambiente luxuoso, a moeda brasileira é forte em relação ao Peso Uruguaio, onde um peso equivale hoje a 10 centavos de real. Portanto é muito interessante para a grande maioria dos turistas de nosso país.
Punta del Este também possui cassinos, uma experiência única.
10. Puerto Varas no Chile
O Chile é um dos países onde o brasileiro tem acesso sem a necessidade de passaporte, com algumas das melhores opções turísticas.
Outro local muito famoso para turismo no Chile é o Puerto Varas. Ele fica na região dos lagos andinos e conta com belezas naturais incríveis.
Com certeza seus destaques são os lagos de águas cristalinas como Osorno e Llanquihue. Por lá você aprecia uma paisagem com vulcão que tem em sua extensão uma estação de esqui. Tudo isso faz parte de um passeio turístico maravilhoso.
Destacamos também o passeio ao Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Lá ficam localizados as quedas d’água do Rio Petrohué, com águas cristalinas em tons de azul.
Mas você pode visitar na região próxima o Lago de Todos Los Santos, localizado em Peulla.
Como trata-se de um destino turístico muito requisitado, principalmente por brasileiros, Puerto Varas, oferece bons restaurantes, hotéis e roteiros específicos para todos os gostos.
Mas já deixamos claro que todos eles envolvem a natureza em algum momento.
11. Quito no Equador
O Equador também permite que brasileiros façam visitas ao país com uma documentação mais básica.
O destaque fica para Quito, a capital do país. A região fica próxima à Cordilheira dos Andes, cercada por vulcões e muita história antiga, sendo considerado inclusive um patrimônio da Unesco.
Para quem caminhar pelas ruas apertadas de Quito, vai observar belas construções coloniais com cores bem variadas que ficam em ótimas nas fotos.
Os restaurantes e culinária dos mercados de Quito são bem interessantes.
Sem contar que a vista que a capital proporciona para os vulcões, cordilheiras, lagoas e outros são impressionantes para os turistas.
Visite as ruas próximas à Praça Grande, onde está localizada a Igreja da Companhia de Jesus, um local que demorou mais de um século para ficar pronta. Por lá todas as paredes são revestidas de ouro.
Sempre inclua as atrações culturais da capital em seu roteiro e faça uma viagem muito agradável.
Tem mais algum destino sem passaporte que pode indicar? Deixe seus comentários.