Recentemente anunciamos que a companhia aérea TAP Air Portugal estava sendo vendida pelo governo Português e que entre os interessados estavam os empresários donos das companhias aéreas Azul e também da Avianca. E nesta quinta feira dia 11 de junho de 2015 as negociações foram finalizadas e podemos anunciar que o mais novo dono da TAP é o empresário e dono da companhia aérea Azul e JetBlue Airways David Neeleman.
O consórcio Gateway do empresário irá deter 61% do capital social da companhia aérea portuguesa. Os outros 39% estão divididos entre 34% do estado português que deverá ser vendido nos próximos 2 anos e os últimos 5% são pertencentes aos principais funcionários e colaboradores da companhia aérea.
Segundo informações do ministro Luis Polares Maduro do Desenvolvimento Regional português, o consórcio do empresário irá injetar imediatamente 10 milhões de euros no governo de Lisboa e uma injeção de 338 milhões de euros na TAP Air Portugal. Além deste investimento inicial, Neeleman também irá assumir uma dívida de 1 bilhão de euros da companhia aérea.
Entre os comprometimentos para assumir a companhia estão:
- Manter Lisboa como centro de operações da TAP
- Adicionar 53 novas aeronaves a TAP
Atualmente a TAP conta com uma frota composta por 77 aviões de grande e médio porte, que realizam mais de 2400 voos semanais.
Com toda a certeza a Azul nos próximos meses irá dominar as ligações entre Brasil e Europa com conexões em Portugal, através de aeroportos no Brasil todo e não somente em Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Confira também: