Como funciona o sistema de peso das bagagens e malas?
20/08/2014 Comentarios 0 403 Visualizacoes

Como funciona o sistema de peso das bagagens e malas?

Você gostaria de aprender como funciona o sistema de peso de malas e bagagens em uma viagem aérea? Hoje estaremos apresentando informações sobre esse assunto, assim como também dicas e outras informações em relação ao que se pode levar ou não em uma viagem, os valores do excesso de peso da bagagem e eventuais dúvidas que pode surgir envolvendo este assunto.

Como funciona o sistema de peso das bagagens e malas?

O peso e o tamanho de sua bagagem:

Em uma regra geral para viagens em companhias aéreas no Brasil e em países da América do Sul o peso da sua mala deverá ter no máximo 23kg, e são permitidas somente duas malas por pessoa. Em relação as dimensões da mala, o tamanho varia de empresa para empresa.

No caso de voos internacionais, também são permitidas duas bagagens por passageiro com peso máximo de 32kg cada uma delas. Como exemplo os passageiros que realizam seus voos do Brasil para os Estados Unidos ou Europa em classe econômica, terá este limite máximo na hora de despachar suas malas.

peso bagagem dicas mala viagem

Em voos internacionais as dimensões de sua mala não poderão ultrapassar 158 centímetros no total. Os seja a soma de largura, altura e comprimento.

Qualquer peso acima disso, é pago um valor por excesso de bagagem, que costuma ser um pouco alto, compensando deixar algumas coisas para trás e comprar novas no país/cidade de origem.

E quando a bagagem for especial?

É considerado uma bagagem especial, quando alguns itens estão fora dos padrões de medida, mesmo que pesem menos do que 23kg em viagens nacionais ou 32kg em viagens internacionais. Esses itens considerados bagagens especial, sofrem uma taxação exclusiva, como por exemplo no Brasil, de R$ 100,00 pago já no balcão de check in no aeroporto.

Entre alguns dos itens considerados especiais estão, prancha de surf, kite surf, patinete, arco e flecha, bicicleta, prancha de snowboard entre outros.

Tive minha bagagem extraviada ou perdida, o que devo fazer?

No caso das bagagens de mão, a responsabilidade é toda do passageiro. Já no caso de você não encontrar sua mala assim que chegar no destino na esteira, já na área do desembarque avise a companhia aérea que você voou. A bagagem será encaminhada caso seja encontrada ao endereço que você forneceu. Se a empresa aérea não encontrar em 21 dias no caso de voos internacionais ou em 30 dias em voos nacionais a empresa aérea será responsável por uma indenização ao passageiro.

Guarde sempre o comprovante de despacho da bagagem.

E se a minha mala foi roubada?

Se sua mala for roubada, algum item estiver faltando ou alguém a levou por engano, de o aviso a sua companhia aérea já na área de desembarque e faça um BO, boletim de ocorrência na polícia. Lembre-se de que a companhia aérea é responsável por suas malas do momento em que foram despachadas até a devolução ao passageiro.

Minha bagagem foi danificada, como proceder?

Já na área de desembarque, avise a companhia aérea em que você realizou o seu voo sobre as avarias. Em um prazo de até cinco dias você ainda poderá comunicar por escrito o dano na companhia.Como evitar o excesso de peso das bagagens?

Principalmente em viagens para fora do país, não compre passagens aéreas separadas, com voos internos no país de destino. Pois cada companhia aérea tem a sua maneira de trabalhar e o limite de peso pode ser diferente, lhe trazendo uma bela de uma surpresa. Em alguns casos, principalmente de companhias aéreas menores, você só terá o direito de levar uma bagagem de mão, e qualquer mala que você tenha levado, deverá ser despachada e paga o preço cobrado pela companhia, sem muitas alternativas.

Algumas companhias aéreas dos EUA, Canadá, México e da Europa, por serem empresas aéreas de baixo custo, que realizam voos em trechos menores, tem um limite de peso para a sua bagagem de no máximo 15kg, por isso é sempre bom realizar o máximo de perguntas em relação as bagagens.

Principalmente em viagens que você possa realizar em trechos internos no país de destino, uma alternativa para guardar sua bagagem é utilizar dos guarda volumes dos aeroportos. Assim na volta é só passar lá e pegar suas coisas.

Como funciona o processo para pagar sobre o excesso de peso na bagagem?

Simples, se você realmente precisa levar o que está dentro da mala e ela passou o peso permitido, você terá que pagar por cada quilo extra. Normalmente as companhias aéreas cobram cerca de 0,5% do valor pago em sua passagem para cada quilo a mais. Se você pagou por exemplo mil reais na sua passagem, cada quilo extra custará para você 5 reais a mais, isso em voos nacionais. Já os internacionais, o pagamento será diferente para cada companhia aérea.

Dicas de como evitar o excesso de peso

É claro, a primeira dica é utilizar uma bolsa feita de material leve. Se você está disposto a carregar nas mãos mesmo, evite as de rodinha, pois o peso da estrutura para poder arrastar ela pelo chão já faz uma grande diferença.

Leve sempre uma bolsa de pano bem leve dentro da sua mala. Em muitas companhias aéreas, sai mais barato despachar outra mala do que pagar pelo excesso de peso. Ai é só passar algumas coisas da mala grande pra menor 🙂

Uma dica bem legal para identificar as suas malas é colocar fitas amarradas nela, com cores gritantes como verde limão, assim dificilmente você irá perder ela.

Anterior Menina consegue entrar na Turquia com passaporte de unicórnio
Proximo Promoção Viagens CVC com 5 ofertas imperdíveis

Sobre o autor

Voce provavelmente vai gostar

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Check in Online LATAM – Saiba como fazer

Você comprou suas passagens aéreas na Latam Airlines e gostaria de realizar o seu check in sem ter que enfrentar aquelas filas enormes no guichê de embarque? A melhor solução… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Bônus SMILES de 100% – Transferências Banco do Brasil

Quem é cliente do Banco do Brasil e faz parte do programa de fidelidade da Gol, o Smiles, tem um motivo para comemorar no dia de hoje. É a promoção… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 1 Comentario

Bairros pobres de Roma são transformados em galerias

20 artistas de vários países foram convidados a pintarem murais em bairros considerados “pobres” na Roma, transformando-os em verdadeiras galerias a céu aberto. Onze prédios no bairro da periferia de… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Com seus Boeings 787 a Japan Airlines irá realizar voos com saídas no Brasil

Após 4 anos fora do mercado brasileiro, a Japan Airlines está pretendendo retomar a rota entre a cidade de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos GRU para Tóquio no Japão,… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

Em maio o Multiplus irá alterar a cotação de pontos Le Club Accor

O programa de fidelidade Multiplus ira realizar alterações nas cotações para trocas de pontos como o programa de fidelidade Le Club dos hotéis Accor. Atualmente a cada 2 pontos do… Leia mais

Dicas e Noticias Aereas 0 Comentarios

O Santander irá aumentar para 15 mil pontos a transferência mínima

Atenção clientes do Santander! A partir do próximo dia 1 de julho o banco irá aumentar o valor mínimo para transferências entre qualquer companhia aérea de mil (1000) para 15… Leia mais

0 Comentarios

Nenhum comentario aqui!

Voce pode ser o primeiro a comentar este post!

Escreva uma resposta